Polícia

SAP afirma que é leviana denúncia de omissão de socorro em penitenciária

Detento foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital das Clínicas, onde permaneceu internado até o óbito. (Foto: Arquivo)

Após família registrar uma ocorrência para saber o diagnóstico da morte do marceneiro Ivan Dutra Xavier, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) aponta que acusação de que o detento permaneceu agonizando sem atendimento médico na Penitenciária de Marília é leviana.

O indiciado por roubo, Xavier, teve complicações de saúde e precisou ser transferido para no dia 19 de agosto no Hospital das Clínicas (HC) de Marília, onde permaneceu internado até a última quinta-feira (13) quando o óbito foi registrado, conforme noticiou o Marília Notícia.

Familiares do marceneiro compareceram na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília e solicitaram esclarecimentos sobre o exame necroscópico que, segundo a família, foi negado por parte dos médicos que trataram de Xavier.

Na ocorrência, a família também fez a denúncia contra a Penitenciária de Marília em relação à supostos maus tratos no caso do marceneiro.

O exame poderá indicar o que teria ocasionado à morte do detento, pois conforme a família, seu estado de saúde era normal até a data da prisão, no dia 6 de agosto.

“É falsa e leviana qualquer afirmação de que o preso Ivan Dutra Xavier ficou agonizando sem atendimento. A SAP informa que o preso deu entrada na Penitenciária de Marília no dia 7 de agosto e no momento de sua inclusão passou por avaliação de saúde, não sendo constatado nenhuma anormalidade”, argumenta.

“No dia 19 o preso procurou o setor de enfermaria da unidade prisional queixando-se de fortes dores abdominais e dificuldade para urinar, imediatamente a equipe de enfermagem solicitou seu encaminhamento à unidade de Pronto Socorro, onde após atendimento foi levado ao HC, no qual ficou internado. Ivan foi posto em liberdade no dia 27, não ficando mais sob responsabilidade do presídio”.

O MN questionou o HC por meia da assessoria e a unidade confirmou o internamento do paciente na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não revelou o que teria ocasionado o agravamento do estado de saúde do paciente.

“O paciente estava internado na UTI do Hospital das Clínicas. O prontuário do paciente e a expedição da certidão de óbito passam a ser de competência do Instituto Médico-Legal (IML)”, informou o HC.

O IML também foi acionado, mas até a publicação desta reportagem não havia informado nada sobre a certidão de óbito do paciente.  A família de Xavier segue aguardando pelo exame que poderá revelar o que causou a morte do presidiário.

 

 

Brunno Alexandre

Recent Posts

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

24 minutos ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

31 minutos ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

40 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

1 hora ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

2 horas ago

This website uses cookies.