Polícia

‘Saidinha’ de Natal e Ano Novo pode beneficiar até 625 presos em Marília

A Vara de Execuções Penais de Marília poderá autorizar a saída temporária – a partir desta terça-feira (22) – de até 625 presos de duas unidades prisionais de Marília. O benefício estava suspenso, desde o início da pandemia.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) enviou à unidade regional do Departamento Estadual de Execução Criminal uma lista com informações de 200 presos no Centro de Ressocialização e mais 425 da ala de regime semiaberto da Penitenciária.

A Vara de Execuções Penais de Marília irá analisar os casos e poderá impor restrições. A volta dos presos está marcada para o dia 5 de janeiro. O prazo vale para todas as regiões do Estado de São Paulo, com presídios instalados.

A SAP informou que, em função da crise de saúde pública, “os custodiados estão recebendo orientações sobre as medidas de enfrentamento da pandemia, especialmente quanto aos cuidados na higienização e distanciamento”.

No retorno, ainda segundo a Secretaria, os presos “serão submetidos a um período de isolamento, visando ao monitoramento das condições de saúde”.

Em função da pandemia, o benefício estava suspenso. A última saída temporária ocorreu no final de 2019.

Regras

Tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semiaberto, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total (se for primário) ou um quarto, se for reincidente.

Para sair o preso tem que ter “boa conduta” no cárcere, já que o juiz titular da Vara de Execuções, antes de conceder a saída temporária, consulta a direção de cada presídio.

Quem sai não pode frequentar bares (em horário nenhum), boates e casas de diversão. Se for flagrado embriagado, envolvido em briga ou fora do município onde declarou residência ou visitação, também volta à prisão mais cedo e perde o benefício.

O Marília Notícia questionou a Vara de Execuções Penais quantos, dos 625 presos indicados pela SAP, serão efetivamente colocados em liberdade temporariamente, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

13 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

13 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

14 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

14 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

14 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

14 horas ago

This website uses cookies.