Regional

Sagrado Coração de Jesus retoma Corpus Christi em Vera Cruz

Tapetes artesanais montados para a passagem do Corpo de Cristo (Foto: Pascom/Santuário)

O Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília), retoma uma tradição de 82 anos, suspensa nos últimos dois anos, devido à pandemia. Trata-se da celebração de Corpus Christi, com os tradicionais enfeites de rua. A celebração será no dia 16 de junho.

O pároco do Santuário, padre Maurício Sevilha, explica que excepcionalmente neste ano, o trajeto foi alterado por conta da dificuldade de viabilizar a totalidade dos materiais necessários. Normalmente, os preparativos começam com muita antecedência, o que não foi possível devido ao aguardo da liberação de eventos com a participação de fiéis. Entre centralizar o enfeite na via e diminuir o trajeto, ficou definido pela diminuição do trajeto para não tirar a beleza do trabalho desenvolvido com tanto carinho pela comunidade.

Essa tradição acontece em Vera Cruz desde 1937. As ruas são enfeitadas formando grandes tapetes coloridos para a passagem do Corpo de Cristo. O trabalho conta com o envolvimento das pastorais, grupos da paróquia, Comunidade São José, comércio e comunidade.

Ao longo dos seis quarteirões são montados tapetes de forma artesanal, utilizando materiais como serragem de variadas cores, pó de xadrez, cal, areia e outros materiais nos desenhos confeccionados nas esquinas. O material é fornecido pela Prefeitura de Vera Cruz.

No dia, a comunidade começa a decoração por volta das 6h, num trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para visitação perto das 11h. A missa solene será realizada às 15hs e, logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

Enfeites são colocados em seis blocos na cidade (Foto: Pascom/Santuário)

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Para celebrar Corpus Christi, as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Grande festa é preparada no município para os fiéis da região (Foto: Pascom/Santuário)

CAMINHO DE CRISTO 

Em Vera Cruz tudo isso pode ser visto e com que carinho é preparada esta grande festa do Corpo de Deus. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade. E a cidade se enfeita, para num grande louvor, receber o Corpo de Cristo, que passa nos tapetes decorados pelas ruas.

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) que Ele deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes, o comércio.

Esse acontecimento é comemorado em Vera Cruz desde 1937, quando se registra o primeiro relato da procissão de Corpus Christi e, de acordo com jornal da época, havia folhagens e palmas de coqueiro no chão e crianças vestidas de anjo jogando pétalas de flores no chão à frente do Santíssimo.

Na década de 60 tomou este formato que segue até hoje, e a celebração passou a ser reconhecida por toda a região pela sua arte, beleza e criatividade. Uma tradição religiosa, artística e cultural da paróquia e do município, que atrai centenas de visitantes.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.

Desde o início desse acontecimento, a simplicidade e o amor uniam  os participantes da comunidade, que durante o ano juntavam tampinhas de garrafas, borras de café, cultivavam as plantações de cedrinho e bico de papagaio e outros materiais que serviriam para os enfeites das ruas.

Ruas são forradas para a passagem do Santíssimo (Foto: Pascom/Santuário)

Carolina Rolta

Recent Posts

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

21 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

22 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

5 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

5 horas ago

This website uses cookies.