Marília

RIC Ambiental aponta níveis dos reservatórios de água em estado crítico

(Imagem: Divulgação)

Devido ao calor intenso, estiagem prolongada e os incêndios diários que afetam diversas regiões, a RIC Ambiental afirma que o consumo de água em Marília atingiu níveis preocupantes. De acordo com a concessionária responsável pelo abastecimento na cidade, os sistemas de captação de águas não estão conseguindo reabastecer os reservatórios com a rapidez necessária para atender a alta demanda da população.

Com os níveis dos reservatórios em estado crítico, a RIC Ambiental faz um apelo para que a população colabore para reduzir o desperdício e evitar o desabastecimento.

MEDIDAS

A RIC Ambiental orienta os moradores de Marília a adotarem hábitos que ajudam a reduzir o consumo de água no dia a dia. A concessionária aponta que pequenas mudanças nas rotinas domésticas podem fazer uma grande diferença, como:

  • Torneiras fechadas e banhos mais curtos: lembre-se de fechar a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. O mesmo se aplica à redução do tempo de banho. Instalar redutores de vazão em torneiras e chuveiros também podem reduzir o consumo de água em até 50% sem comprometer o conforto.
  • Regadores: para molhar as plantas, use regadores em vez de mangueiras. Molhar o jardim pela manhã ou à noite também evita a rápida evaporação da água.
  • Cuidado com vazamentos: verifique se há vazamentos em torneiras, canos e vasos sanitários. Um simples gotejamento pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia.
  • Louças e roupas: só ligue as máquinas de lavar louça ou roupa quando estiverem cheias. Cada ciclo de lavagem gasta uma quantidade considerável de água. Utilizar a água da máquina para limpar o quintal, carros ou áreas externas, também ajuda a diminuir o desperdício.
  • Vassouras: lavar calçadas com mangueiras pode desperdiçar centenas de litros de água. Use vassouras para a limpeza e, se necessário, a água reciclada das máquinas de lavar.
  • Cubra piscinas: o ideal é cobrir a piscina quando não estiver em uso. Isso evita a evaporação e economiza muita água ao longo do tempo.
  • Vaso sanitário: regular a válvula do vaso sanitário para liberar a quantidade ideal de água a cada descarga, contribui, e muito, com o desperdício.

“Pequenas atitudes como essas, quando somadas, têm um grande impacto no enfrentamento desse período de estiagem e calor, preservando os recursos hídricos e garantindo a continuidade do abastecimento para toda a população”, conclui a empresa.

Marília Notícia

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

38 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

38 minutos ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

38 minutos ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

38 minutos ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

38 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

38 minutos ago

This website uses cookies.