A Prefeitura de Marília obteve classificação acima da média nacional no Radar da Transparência 2023, índice que possibilita a verificação da situação de cada instituição fiscalizada e o acompanhamento da evolução das ações voltadas para aprimorar a transparência.
Segundo o Radar da Transparência, a Prefeitura de Marília obteve índice de transparência em 79,16%, nível considerado elevado, uma vez que a média nacional do Poder Executivo ficou em 59,57%.
Já a Câmara dos Vereadores conseguiu 71,31%, nível intermediário. A média brasileira do Poder Legislativo ficou em 55,57%.
Foram avaliados 8.045 portais, de 4.088 cidades. Um total de apenas 41 instituições garantiram o selo de 100% transparentes. Outras 60 não possuíam portal.
Os dados foram obtidos por meio do Radar, ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado dos Estados.
O Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com outros Tribunais de Contas e entidades parceiras, alimenta o site do Radar, possibilitando a verificação da situação de cada instituição fiscalizada e o acompanhamento da evolução das ações voltadas para aprimorar a transparência.
Os desafios para o avanço do programa incluem fortalecer e ampliar parcerias, aprimorar a disponibilidade, qualidade e utilidade das informações públicas, além de estabelecer o portal de transparência como um modelo padronizado para as unidades gestoras.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Presidente da Câmara, vereador Danilo Bigeschi, afirmou que as ações ampliam o acesso a serviços…
Um homem de 31 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM), na noite…
A Polícia Militar (PM) prendeu dois homens e apreendeu um adolescente por envolvimento com o…
Equilíbrio entre arrecadação, despesas e endividamento está diretamente ligado à sustentabilidade fiscal (Foto: Joe Arruda/Marília…
Religações clandestinas representam um desrespeito direto às regras que garantem a distribuição equilibrada da água…
Roberttino Santos começou a doar sangue em Assis, aos 18 anos (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
This website uses cookies.