Marília

Quedas geram 1,3 mil internações de idosos no ano na região

Marília apresenta grande número de atendimentos e internações de idosos nos últimos anos após quedas acidentais (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O número de acidentes domésticos envolvendo idosos segue alto na região de Marília. O recente episódio envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 78 anos, que há exatos 10 dias sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, resultando em um ferimento na cabeça, traz luz à questão que pode acarretar em sérios problemas ao paciente.

O presidente precisou levar cinco pontos e, por recomendação médica, cancelou uma viagem à Rússia, e precisou participar da Cúpula do Brics por videoconferência. O incidente com Lula reforça os riscos enfrentados e cuidados necessários aos idosos em atividades cotidianas.

Na região de Marília, que conta com 62 municípios, o Departamento Regional de Saúde (DRS) divulgou que, até agosto de 2024, foram registrados 481 atendimentos ambulatoriais por quedas de idosos. Em todo o ano anterior, esse número chegou a 1.296.

Além disso, o número de internações por quedas também é significativo. Foram 1.335 internações entre janeiro e agosto deste ano, com 2.076 casos ao longo de todo 2023.

As quedas são uma das principais causas de internação e complicações de saúde entre a população idosa. No caso do presidente Lula, o ferimento foi tratado com sucesso, mas o episódio destaca a importância da prevenção deste tipo de ocorrência.

Os acidentes domésticos são considerados um problema de saúde pública, especialmente devido às consequências graves que podem acarretar, como fraturas, perda de mobilidade e da independência.

Especialistas recomendam medidas preventivas, como a adaptação dos espaços domésticos e a promoção de atividades físicas que ajudem no equilíbrio e na força muscular dos idosos.

Assim como no caso de Lula, as quedas podem ocorrer em qualquer circunstância, e a prevenção é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da população idosa, inclusive, na região.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

7 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

7 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

7 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

7 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

16 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.