Marília

Qualidade dos dados fiscais de Marília é uma das piores de SP

A Secretaria do Tesouro Nacional acaba de lançar um ranking da qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação – municípios e estados – ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sinconfi).

O problema é que Marília, com o governo Daniel Alonso (PSDB), aparece em uma das piores posições no ranking paulista. Das 645 cidades do Estado, o município ficou no 493º lugar.

Já no ranking nacional, entre as mais de 5,5 mil cidades brasileiras, Marília ficou na posição número 3.205.

A cidade com melhor nota no ranking é Águas Frias (SC) que tirou uma nota de 247,7. Já Marília obteve pontuação de 205,2.

Na própria região que sedia, Marília fica atrás de oito cidades no ranking que aufere a qualidade das informações prestadas pela Prefeitura à União.

A maior parte dos dados considerados no levantamento são de 2019 e o baixo desempenho de Marília chama a atenção, principalmente após o parecer pela rejeição de contas da Prefeitura referente a 2018, que saiu nos últimos dias.

Durante o processo, o Ministério Público de Contas (MPC) analisou que havia “resultados contábeis distorcidos, em ofensa aos princípios da transparência e da evidenciação contábil”.

Informações analisadas

O ranking da Secretaria do Tesouro avalia quatro ‘dimensões’ ou grupos de fatores: gestão da informação, informações contábeis, informações fiscais e, finalmente, o cruzamento entre dados contábeis e fiscais.

No primeiro caso é verificado se houve envio de todas as declarações, se os prazos foram cumpridos e é checada a quantidade de retificações. De uma nota máxima 12, Marília tirou 9,4.

A segunda dimensão envolve dados contábeis recebidos em relação à adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. É apurada, por exemplo, a consistência entre os demonstrativos. Marília tirou nota 22 enquanto a máxima era 24.

O terceiro grupo de fatores analisa dados fiscais contidos nas declarações, como a adequação às disposições do Manual de Demonstrativos Fiscais e consistência entre demonstrativos. A nota máxima era 12 e a cidade obteve nota 7 – seu pior desempenho.

Por último, o ranking faz cruzamento entre os dados contábeis e fiscais avaliando principalmente a igualdade de valores entre demonstrativos diferentes. Marília tirou 8, quando poderia chegar até 12.

Isso significa que Marília tem apresentado problemas com os dados fiscais apresentados e divergências nos demonstrativos entregues, o que coloca em cheque a confiabilidade dos números municipais.

Outro lado

A reportagem do MN questionou a administração municipal sobre o problema, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Para ver o ranking na íntegra, [clique aqui].

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.