Projeto de autoria do vereador Luiz Eduardo Nardi (Podemos) pode dar mais transparência e, principalmente, maior acesso aos dados da administração pública em Marília. A ideia é tornar lei a publicação de dados abertos da gestão.
Pautado para votação em primeira discussão nesta segunda-feira (12), o projeto de lei 16/21 obriga a divulgação de informações na forma de dados abetos pelo Poder Público.
A regra, se aprovada, será encaminhada às comissões da Casa, para parecer e possíveis emendas dos vereadores, e retorna ao plenário para segunda discussão. A proposta pode alterar a forma como a Administração Direta, Indireta (autarquias) e também o Poder Legislativo divulgam seus relatórios.
Embora grande parte das informações já esteja disponível, em forma de gráficos ou tabelas, o formato em dados abertos permitirá o download de arquivos, sem codificações e nenhuma dificuldade para que operadores de computador possam manusear os números facilmente.
Dessa forma, torna-se possível utilizar as informações para alimentar aplicativos que demostrem, por exemplo, em quais finalidades estão sendo empregados recursos públicos, indicadores de saúde da população, saneamento básico e gestão fiscal.
“A utilização destas informações em novos projetos cria um terreno fértil para o aprimoramento do controle social e também da inovação”, afirma o vereador autor da proposta.
Nardi acredita que será um passo importante para Marília entrar no circuito das Smarts Cities (cidades inteligentes), o que pode ampliar a geração de novos serviços, comodidade e até a competitividade entre as empresas, cada vez mais integradas.
PAUTA
O outro item da pauta da sessão é a leitura da representação assinada por 32 servidores do Pronto Atendimento (PA) da zona Sul que pede a instauração de Comissão Processante, com fins de cassação de mandado, do vereador Júnior Féfin (PSL), por suposta quebra de decoro, em invasão à unidade de saúde e intimidação a servidores.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.