Marília

Programa ‘Adote uma Praça’ se torna sucesso em Marília

Qualquer cidadão poderá requerer a adoção de áreas públicas visando à melhoria do paisagismo urbano e exploração publicitária do espaço adotado (Foto: Divulgação)

Através da Lei 8.241, de 29 de maio de 2018 e suas alterações, foi instituído o programa ‘Adote Uma Praça’ em Marília, destinado a receber a colaboração direta de empresas privadas, pessoas físicas e associações, objetivando a conservação e recuperação de áreas verdes, parques, jardins, praças públicas, rotatórias e canteiros centrais de avenidas no núcleo urbano do Município.

De acordo com o programa, qualquer cidadão, seja este pessoa física ou jurídica, poderá requerer a adoção de áreas públicas visando à melhoria do paisagismo urbano e exploração publicitária dos espaços adotados.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, essa lei vai muito além de apenas cuidar das áreas públicas.

(Foto: Divulgação)

“Quando pensamos nesta lei conseguimos obter uma visão mais ampla, que beneficia toda a sociedade mariliense. Quando um cidadão requer a adoção de um espaço público, além de contribuir para a melhoria paisagística de Marília, e ter seu retorno através da publicidade permitida nestas áreas, ainda, promove-se a educação ambiental em nossa cidade, uma vez que, assim que assumem as áreas, estas pessoas passam a integrar a equipe de cuidados ambientais do município, entendendo o valor da preservação ambiental”, disse o secretário.

Ainda segundo Dolce, “esta educação ambiental é replicada a todos que residem próximos ou que passam rotineiramente por estes locais, que visualizam a mudança paisagística e enxergam o impacto positivo gerado ao meio ambiente e, consequentemente, a toda sociedade”.

Para a Prefeitura, a ação incentiva outros a buscarem o mesmo objetivo e seguirem o exemplo, adotando áreas próximas a suas casas ou estabelecimentos comerciais.

“O projeto é aberto a qualquer interessado e basta protocolar no Ganha Tempo um requerimento simples, identificando o interessado e a área de interesse”, afirmou o secretário.

Uma dessas parcerias de sucesso, dentre tantas, destaca-se a empresa Resseguros, localizada na Via Expressa, que adotou uma extensa área ao lado de seu escritório, e vem desenvolvendo a criação de um bosque de Flamboyants vermelhos que, em poucos anos, tornar-se-á ponto de visitação no município.

(Foto: Divulgação)

Para o chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, a proposta visa preservar o meio ambiente para a geração atual e entregar um planeta melhor às gerações futuras.

“Temos como meta deixar uma cidade melhor para as futuras gerações e a participação de todos os marilienses ajudará a desenvolver essa consciência ambiental, impactando nestas melhorias propostas”, disse Cassiano.

Dúvidas e demais orientações sobre o programa ‘Adote Uma Praça’ poderão ser atendidas pelo telefone (14) 3408-6700.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Tupã reorganiza coleta de lixo rural e adota novo cronograma em diversas vias

Ajuste no cronograma, segundo a administração, busca garantir regularidade e melhor organização do trabalho (Foto:…

3 horas ago

Com índice de 85%, Tupã é certificada com selo ouro em transparência pública

Tupã obteve a maior pontuação entre as cidades da Alta Paulista (Foto: Divulgação) O município…

3 horas ago

Prefeitura de Pompeia publica edital para cadastro reserva de professores

A Prefeitura de Pompeia publicou o edital do processo seletivo nº 001/2025 para formação de…

3 horas ago

Marília amplia vagas e libera mais 100 castrações gratuitas no Castramóvel

A Prefeitura de Marília liberou mais 100 vagas para castrações gratuitas de cães e gatos…

3 horas ago

Prefeitura propõe projeto que prevê complexo turístico na represa Cascata em Marília

Represa Cascata pode ter complexo voltado ao turismo (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília encaminhou…

15 horas ago

Sobrado é parcialmente interditado após desabamento no bairro Cascata

Sobrado desabou na parte dos fundos (Foto: Divulgação) A forte chuva que atingiu Marília nas…

15 horas ago

This website uses cookies.