Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Marília iniciaram nesta segunda-feira (4) o curso “Nós na Rede – Saúde Mental”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde e marca a primeira edição do programa no interior paulista.
O projeto tem como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Educação Permanente em Saúde, qualificando o atendimento a pessoas em sofrimento mental, usuários de álcool e outras drogas e indivíduos em conflito com a lei. A meta é capacitar mais de 42 mil trabalhadores da saúde em todo o país.
Marília solicitou 120 vagas e teve 30 profissionais contemplados. Eles atuam em unidades como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Com Viver, Cata-Vento e Girassol, além do Samu, UPA, Consultório na Rua, pronto-socorro psiquiátrico do HC-Famema, e equipes da gestão do Núcleo de Saúde Mental, desinstitucionalização, residências terapêuticas e Emulti.
Segundo Adriana Magali Dezotti Batista, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde Mental, o curso integra um ciclo que se estenderá até janeiro de 2026. “A proposta do Ministério da Saúde valoriza o trabalho humanizado e interdisciplinar para os usuários do SUS”, afirmou.
Ela destacou ainda que a Política Nacional de Saúde Mental estimula a articulação entre diferentes núcleos profissionais da Raps, visando um cuidado que respeite os direitos humanos e a convivência comunitária dos pacientes.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, Marília está entre os primeiros municípios do país a aderir ao programa. “Esta adesão nos possibilita a qualificação das equipes, com a ampliação da capacidade de acolhimento e promoção de um cuidado mais humanizado”, declarou.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.