Marília

Prefeitura realiza ação de combate à dengue em Padre Nóbrega

Durante a ação foi encontrada quantidade volumosa de materiais inservíveis descartados pela própria população de forma irregular (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília realizou nos últimos dias diversas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A intervenção foi realizada especificamente no distrito de Padre Nóbrega, no último dia 30. A ação foi necessária para reduzir o número de casos de dengue que estão sendo confirmados naquela região.

Durante a ação foi encontrada quantidade volumosa de materiais inservíveis descartados pela própria população, de forma irregular, as quais acumularam água e permitiram a reprodução do mosquito. “Encontramos muitas larvas do mosquito no local”, afirma Rafael Colombo Filho, supervisor de Zoonoses.

A ação contou com servidores da Secretaria Municipal da Saúde, entre eles, supervisores de saúde, agentes de combate de endemias e trabalhadores braçais.

As ações de busca e eliminação dos criadouros continuaram sendo realizadas, por meio das visitas casa a casa, tratamento químico focal, aplicação de inseticidas adulticidas e também orientação à população sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti existente naquele local, bem como a respeito dos cuidados que deveriam tomar para impedir o aumento na infestação e a ocorrência da doença.

Os entulhos e demais materiais encontrados foram retirados das vias públicas com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública. No entanto, em alguns locais houve novamente descarte de material pela própria população, havendo um retrabalho de limpeza.

Na avaliação da equipe de zoonoses todo o trabalho realizado nestes dias foi muito positivo, permitindo eliminar muitos criadouros do mosquito. Além disso, foi fundamental orientar a população (com carro de som nas ruas e orientação casa a casa pelos Agentes de Controle de Endemias) sobre a ocorrência de casos de dengue nestes locais, bem como a necessidade de colaboração das pessoas na manutenção da limpeza e denúncia daqueles que porventura jogarem lixo nos locais que foram limpos.

“Desta forma, solicitamos o apoio de todos que moram ou circulam nestes locais para que denunciem atos deste tipo, por meio dos canais de ouvidoria, ou seja, telefone (0800 7766 111) e e-mail (ouvidoria@marilia.sp.gov.br). A participação da população é fundamental na vigilância do local e na denúncia dos infratores, assim como permitindo que os trabalhadores realizem a aplicação dos inseticidas nos locais de risco”, disse Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal de Saúde de Marília.

(Foto: Divulgação)

Agência Estado

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

12 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

17 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

17 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

17 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

17 horas ago

This website uses cookies.