Marília

Prefeitura inicia curso para entrevistadores do cadastro único

Prefeitura inicia curso de capacitação dos servidores da Assistência para Entrevistadores do Cadastro Único. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), deu início à capacitação de seus funcionários para o Curso de Entrevistadores do Cadastro Único do Governo Federal, realizado no Alves Hotel, das 8h às 17h, e que vai prosseguir até sexta-feira (25).

Serão capacitados 13 funcionários do município de Marília. A capacitação contará com atividades de autoinstrução, aulas expositivas e recursos audiovisuais.

Para o instrutor do Curso Paulo Henrique Xavier, o objetivo é “habilitar novos entrevistadores para o Cadastro Único e assim formar estes alunos para atender de forma qualificada os usuários do Programa do Cadastro”.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, enfatiza que o Cadastro Único é mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda.

“O Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar as condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos no formulário de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único”, disse a secretária.

O cadastro Único

O CadÚnico para Programas do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de três salários mínimos. É por meio dele que as famílias podem ter acesso aos programas do Governo Federal.

Se você está cadastrado no Cadastro Único pode ter acesso aos programas: Bolsa Família, Carteira do Idoso, Minha Casa Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Programas complementares, Tarifa social de energia elétrica, Tarifa social do SEMAE, e contribuição ao INSS para donas de casa que dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência.

Para ter acesso basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de referência ou o próprio Cadastro único. É bom lembrar que o cadastramento não significa a inclusão automática nos programas sociais.

Como funciona

A família é inscrita no programa e o seu acompanhamento é feito pelo CRAS de referência. A aprovação da família no Programa é realizada, exclusivamente, pelo governo federal. Após a aprovação, o cartão do programa é encaminhado ao endereço do beneficiário.

Quanto tempo a família permanece no Programa

O tempo de permanência é definido de acordo com a renda familiar e o cumprimento dos critérios de saúde e educação estabelecidas pelo Programa.

Manter o Cadastro atualizado é importante porque o governo utiliza essas informações para conhecer melhor as necessidades das famílias.

Os documentos necessários para o Cadastro Único são: RG; CPF; título de eleitor; Certidão de nascimento e casamento; carteira de trabalho, comprovante de residência de todos que moram na casa. E também deverá saber de todos os moradores o nível escolar, se estuda, o nome da escola e série.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.