A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e a Associação de Mães de Autistas e Neurodivergentes de Marília (Amandim), dão continuidade na noite de quinta-feira (10), das 19h às 21h, no auditório da Faip, ao 1º Seminário sobre Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento é alusivo ao Abril Azul (mês de conscientização do Autismo) e faz parte da agenda de atividades sobre o tema. O Seminário é direcionado aos docentes das Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs).
A palestra de abertura será proferida pela pedagoga e analista de comportamento Andrezza Moreira, que vai tratar do tema “Análise de antecedente, comportamento e consequência – como identificar sinais de pré-crise e agir”. Em seguida, será a vez da fonoaudióloga, Grazielly Carolyne Fabbro Ribeiro, que ministrará palestra sobre a “Importância da previsibilidade e das pistas visuais – Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) – dificuldade”.
“Na semana passada, promovemos a capacitação dos nossos educadores de Emeis. E, nesta quinta, daremos sequência com os docentes do Ensino Fundamental. É um tema muito importante para a formação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino”, destaca a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem padrão de comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social. Quanto antes se percebe a diferença no neurodesenvolvimento da criança, melhores são os resultados durante o processo de crescimento.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo (2 de abril) é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele – em Marília, há 903 pessoas diagnosticadas com esse transtorno.
Entender que o autismo é um espectro nos ajuda a agir com empatia no dia a dia. Seja ensinando crianças sobre o autismo, respeitando formas diferentes de comunicação ou adaptando ambientes de trabalho, cada atitude contribui para uma sociedade mais acolhedora tanto para autistas, como para suas famílias.
Confira abaixo a programação de outros eventos do “Abril Azul” que contam com o apoio da Prefeitura:
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.