A Prefeitura de Marília iniciou na terça-feira (1º) uma nova fase do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação, que se estenderá até o dia 8 de julho, envolve 120 agentes de saúde, que atuarão em 567 quadras nas quatro regiões da cidade.
O objetivo do LIRAa é identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da inspeção de imóveis e coleta de amostras de larvas encontradas em recipientes com água parada. A partir desse levantamento, são calculados o Índice Predial (IP) e o Índice Breteau (IB), que indicam o nível de infestação e servem de base para o direcionamento das ações de combate ao mosquito.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o LIRAa permite identificar os tipos de criadouros mais comuns e as áreas de maior risco, possibilitando a adoção de medidas mais eficazes de controle e prevenção. No último levantamento, realizado em abril, Marília apresentou redução nos índices em comparação com janeiro: o IB caiu de 3,7 para 2,3 e o IP passou de 3,3 para 2,1.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da colaboração da população para o sucesso da iniciativa. “Com todas as ações que foram realizadas, esperamos sim melhorar mais. Peço que os moradores autorizem a entrada dos agentes para fazerem essas visitas e agradeço a todos que estão colaborando, realizando a vistoria em seus quintais. Essa união de forças está fazendo a diferença no combate à dengue”, afirmou.
O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em…
Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…
Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…
Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…
Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…
This website uses cookies.