Marília

Prefeitura dá sequência à Feira Ambiental sobre esgoto

Prefeitura dá sequência à Feira Ambiental sobre o trabalho social da Obra de Tratamento do Esgoto. (Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, deu sequência neste sábado (14) às Feiras Ambientais do Projeto Social da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto das bacias Barbosa, Pombo e Palmital.

O projeto social é amplo e tem o objetivo de promover educação ambiental e conscientização, entregando à população várias intervenções juntamente com as obras de saneamento. A ideia é resignificar espaços, ampliar e criar áreas verdes e incentivar o uso racional de recursos naturais.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

As Feiras Ambientais já aconteceram nas EMEFs “Antônio Moral”, no Núcleo Angélica Matos; “Professora Edméa Braz Rojo Sola”, no bairro Lorenzetti; “Professora Reny Pereira Cordeiro”, no Jardim Esplanada e “Nivando Mariano dos Santos”, no Jardim Santa Clara.

A responsável técnica pelo Projeto Social da ETE, Mônica de Vasconcelos, e o assessor especial para Assuntos Estratégicos, professor José Carlos Firme representaram a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A abertura aconteceu no dia 13 (sexta-feira), pela Emef Antônio Moral. No total, são 19 feiras programadas nas escolas da rede municipal.

SUSTENTABILIDADE

Os eventos contaram com a presença da Supervisora de Educação Básica, Rita de Cássia Borguetti, representando a Secretaria Municipal de Educação.

Conforme destacou a educadora, as feiras favorecem mobilizar a população, mostrando a importância do sistema para a melhoria da qualidade ambiental.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

“Essas atividades nas escolas estão reforçando a importância do trabalho em conjunto com a população e os diversos atores envolvidos. Com o apoio dos munícipes, os custos de operação (das estações) poderão ser reduzidos”, destacou.

A coordenadora pedagógica da Emef Nivando Mariano, Liene Keite de Lira da Mata, especificou alguns dos temas. “Conciliamos as temáticas do 4º ano. Os assuntos abordados trazem a importância das vegetações para o meio ambiente, a preservação das florestas, matas em geral, mata ciliar e arborização urbana”, comentou.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

Alunos, professores e coordenadores da escola realizaram pesquisas em meio impresso e digital. “Entramos em contato com a secretaria do Meio ambiente e Viveiro Municipal, que forneceram material sobre arborização urbana e mudas para plantio na frente da escola e entrega à comunidade no dia da exposição na escola”, ressaltou Débora Ramos Martins, coordenadora pedagógica da Emef Nivando Mariano.

Os alunos estudaram os conteúdos sobre a Mata Atlântica e tiveram uma “aula passeio” na Escolinha da Mata, onde há uma porção do bioma preservado em Marília.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

Também fizeram experimentação para entender a função de proteção da mata ciliar. Algumas turmas do 4º ano trabalharam o descarte do lixo, com ações na própria escola, incentivando outras turmas a cuidarem do meio que vivem.

Foram criados vários textos em formatos cartazes, legendas para painéis, panfletos, vídeos e todo trabalho foi divulgado pelos alunos das turmas do 4º ano na escola, em casa e na comunidade.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

A Emef Edméa transformou a Feira em um grande evento escolar denominado “O caminho das águas”, com a participação de todos os alunos da escola, do 1º ao 4º ano, finalizando com apresentação teatral realizada pelo 4º ano. Muitos pais compareceram para prestigiar o trabalho desenvolvido por seus filhos.

A Emef Professora “Reny Pereira Cordeiro”, além da exposição, fez um documentário e apresentou um teatro no formato de telejornal.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

Segundo a responsável técnica pelo Projeto Social, Mônica de Vasconcelos, a qualidade dos trabalhos apresentados até o momento está além das expectativas. “E estas são apenas as quatro primeiras feiras. Ainda faltam 15 e teremos muita coisa boa pela frente”, disse.

Mônica agradeceu a parceria com a secretaria municipal de Educação e parabenizou alunos, professores, coordenadores e diretores.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

José Carlos Firme, assessor da pasta da Assistência, também destacou a parceira, que envolveu inclusive o Senac.

“Através do empenho integral da secretária Wania Lombardi, esse projeto foi desenhado. O Senac foi contratado e desenvolveu o formato, que foi aprovado e fiscalizado pela Caixa e secretaria municipal da Educação, cujos professores coordenadores foram capacitados. A execução do Projeto Social da ETE está sendo um grande sucesso”, disse Firme.

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

(Foto: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis)

 

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

11 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

15 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

15 horas ago

This website uses cookies.