Regional

Prefeito de Júlio Mesquita é multado em quase R$ 70 mil por uso indevido de slogan

A Justiça Eleitoral multou o prefeito de Júlio Mesquita, Elton Francisco de Brito, em 15 mil unidades fiscais de referência (Ufirs), o equivalente a R$ 68 mil. A penalidade foi aplicada nesta semana depois de o chefe do Executivo, que concorre à reeleição, ser acusado de utilizar em sua campanha o slogan “Construindo uma nova história”, o mesmo da atual administração municipal, o que é vedado pela legislação eleitoral.

A denúncia foi apresentada à 31ª Zona Eleitoral de Cafelândia, que abrange o município de Júlio Mesquita. Segundo a acusação, o slogan teria sido amplamente utilizado tanto em materiais de campanha impressos quanto em itens de divulgação da Prefeitura, o que configuraria abuso de poder e uso indevido de bens e recursos públicos para fins eleitorais.

Em decisão preliminar, o juiz Octávio Santos Antunes já havia determinado que o candidato retirasse o slogan de circulação e que a Prefeitura recolhesse todos os materiais impressos e embalagens que contivessem a frase. Caso a ordem fosse desobedecida, haveria a aplicação de uma multa adicional de cinco mil Ufirs por violação.

Apesar disso, o prefeito Elton de Brito foi acusado de ignorar a decisão em pelo menos três ocasiões. “As provas apresentadas, incluindo vídeos que documentam o uso do slogan, demonstram de forma clara o descumprimento da ordem judicial,” escreveu o juiz em sua sentença.

A Justiça Eleitoral também encaminhou o caso ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para que seja avaliada a abertura de um processo que pode resultar na inelegibilidade do candidato, por supostos abusos de poder econômico e político em campanhas eleitorais.

No portal Divulgação de Candidatura e Contas Eleitorais (Divulgacand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o slogan do candidato à reeleição está definido como “Unidos pelo futuro de Júlio Mesquita”.

O Marília Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Júlio Mesquita em busca de um posicionamento de Elton Francisco de Brito. Por telefone, a reportagem conversou com o assessor de gabinete, Adriano Goes Cavalcanti, que informou que o prefeito está ciente da situação e aguarda a notificação oficial da Justiça para recorrer da decisão.

Wesley Murici

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

7 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

7 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

7 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

7 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

15 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.