Regional

Plano de governo de Vinho quer transformar Pompeia em exemplo de gestão pública

O candidato a prefeito de Pompeia pelo partido Republicanos, Álvaro Januário, o Vinho, protocolou seu plano de governo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a gestão 2025/2028, caso seja eleito. Uma das propostas seria implementar uma gestão eficiente e sustentável na administração da cidade.

O plano de governo, registrado pela coligação “Experiência e Juventude”, destaca série de iniciativas para as áreas de saúde, educação, esporte, cultura e lazer, assistência social, meio ambiente, infraestrutura e urbanismo, zona rural, moradia, tecnologia e desenvolvimento, segurança pública, causa animal, geração de empregos e valorização do funcionalismo público.

Entre as principais propostas para a saúde, o candidato cogita instituir uma política de promoção da saúde, integrando sistemas e serviços para otimizar o atendimento. Vinho também planeja reintroduzir os partos em Pompeia, fortalecer a parceria com a Santa Casa e ampliar o acesso a especialidades médicas, além de modernizar a infraestrutura do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e expandir os serviços odontológicos do município.

Na área educacional, o candidato propõe reestruturar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fortalecendo a educação em tempo integral e integrando novas tecnologias nas escolas, como cursos de programação e robótica. Vinho também planeja criar a Unidade Municipal de Formação Continuada (Umfor) para capacitação constante dos docentes e melhorar a infraestrutura das escolas com reformas e ampliações.

Em Esporte, Cultura e Lazer, o candidato diz que pretende organizar campeonatos esportivos em diversas modalidades, inclusive e-sports, ou seja, esportes eletrônicos, e melhorar a infraestrutura esportiva da cidade com reformas de quadras e construção de novas pistas de skate e quadras de beach tennis.

Na cultura, Vinho afirma que quer criar uma Secretaria Municipal da Cultura e retomar eventos cívicos e culturais, como desfiles e festivais, além de ampliar o acesso à cultura local.

No campo da assistência social, o plano inclui a expansão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a implementação do programa “Criança Feliz” para apoio à primeira infância e a criação de uma escola profissionalizante voltada para a capacitação e geração de renda, com foco no empoderamento econômico das mulheres e no atendimento integral a vítimas de violência.

Para o Meio Ambiente e Infraestrutura, o candidato promete promover um desenvolvimento sustentável, com foco em práticas ecológicas e na preservação ambiental. Ele planeja melhorar a infraestrutura urbana com investimentos em saneamento básico, pavimentação e mobilidade, além de criar programas de urbanismo tático para revitalizar espaços públicos e fortalecer a sustentabilidade em áreas rurais. Outra intenção é a criação do “Parque da Juventude” no Recinto Mário Zaparolli.

Em dois temas o plano apresenta propostas diretas: Segurança Pública e Causa Animal. Em Segurança, Vinho quer reforçar do monitoramento com câmeras em pontos estratégicos e coordenadas por uma central de monitoramento 24 horas. Na causa animal, propõe-se a a criação de um canil municipal em parceria com a iniciativa privada para cuidar de animais abandonados e promover adoções responsáveis. Além de mutirões para a castração e controle da população de animais de rua.

Por fim, o plano também dá ênfase à criação de empregos e ao fortalecimento da economia local, a fim de atrair novas empresas para Pompeia e promover a capacitação profissional dos cidadãos. Valorizar o funcionalismo público por meio de um programa de desenvolvimento contínuo e de uma gestão mais eficiente, com foco na disciplina orçamentária e na transparência, também é um dos focos do candidato.

Com essas propostas, Vinho, que já foi prefeito da cidade por três mandatos, visa estar à frente da gestão municipal em mais um quadriênio, para “transformar Pompeia em um exemplo de gestão pública moderna e eficaz, alinhada aos desafios do futuro e às necessidades da população”, caso seja eleito prefeito nas eleições de 2024.

Wesley Murici

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

9 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

9 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

9 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

9 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

17 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.