Marília

Plano de Governo de Ricardinho Mustafá quer Marília mais inclusiva e justa

Ricardinho Mustafá quer priorizar políticas de Direitos Humanos em seu governo (Foto: DIvulgação)

O candidato a prefeito de Marília pelo PL, Ricardinho Mustafá, apresentou um plano de governo que coloca os direitos humanos no centro de suas políticas. Com um conjunto de ações focadas em proteger, desenvolver e incluir, ele diz que busca construir uma cidade mais justa, equitativa e inclusiva. Suas propostas abrangem desde a educação bilíngue até a inclusão digital, passando pela defesa dos direitos de grupos vulneráveis e a garantia de acesso a serviços essenciais.

Entre as iniciativas destacadas, Ricardinho promete implementar o Plano Municipal de Direitos Humanos e o Fundo Municipal de Direitos Humanos, direcionando recursos para ações e projetos que assegurem a proteção e promoção dos direitos fundamentais dos marilienses.

Uma das iniciativas mais abrangentes do plano é o Programa Escola Bilíngue Comunitária, que visa estabelecer escolas bilíngues gratuitas em bairros carentes, oferecendo ensino intensivo de idiomas como inglês e espanhol.

Além do currículo regular, essas escolas proporcionariam programas de intercâmbio cultural virtual, permitindo que os estudantes pratiquem idiomas com alunos de outros países. A proposta ainda envolve parcerias com imigrantes residentes em Marília, em colaboração com a Secretaria de Direitos Humanos.

Ricardinho Mustafá também destaca a Iniciativa Inspiradora, que prevê a criação do Centro de Ensino em Língua Estrangeira (Cele) inspirado em programas semelhantes de São Paulo, ampliando o acesso ao ensino de línguas para jovens e adultos.

O plano também propõe um reforço significativo no atendimento a grupos vulneráveis por meio de vários núcleos especializados. O Núcleo Humanitário seria ampliado para oferecer suporte a migrantes, refugiados e povos originários que chegam à cidade.

Já o Núcleo da Pessoa com Deficiência receberia novos investimentos para garantir a inclusão desse grupo na sociedade, orientando as famílias e encaminhando as pessoas com deficiência para os serviços públicos e privados adequados, além de fortalecer a proteção contra violações de direitos. Esse núcleo funcionaria em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Além disso, o Núcleo de Direitos Humanos promoveria o incentivo ao Centro de Referência em Direitos Humanos, que seria responsável por receber denúncias de possíveis violações, como violência contra idosos, crianças, adolescentes e violência de gênero e racial, oferecendo suporte às vítimas.

Candidato Ricardinho Mustafá durante campanha em Marília (Foto: Divulgação)

INCLUSÃO DIGITAL E DIVERSIDADE

O acesso à tecnologia também é um foco da campanha. O Núcleo de Inclusão Digital teria como objetivo fornecer capacitação para pessoas que têm dificuldade de acesso à internet. Seriam oferecidas orientações sobre como criar e-mails, realizar cadastros, elaborar currículos e agendar compromissos junto a órgãos públicos.

Outro ponto de destaque é a criação do Núcleo da Diversidade, que visa promover a capacitação e inserção de grupos discriminados no mercado de trabalho, como a população LGBTQIA+ e minorias raciais. O núcleo ainda seria responsável por organizar eventos e ações educativas, além de desenvolver uma cartilha de letramento destinada à população e órgãos públicos e privados, com foco em direitos e respeito à diversidade.

TRANSPORTE INCLUSIVO E PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

No campo da mobilidade, o candidato do PL propõe a criação do Projeto Central de Transporte Inclusivo (CTI), que visa oferecer vans adaptadas para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida até locais como clínicas de fisioterapia, centros de equoterapia e a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei).

Outro ponto importante do plano é o fortalecimento do Procon, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor. A proposta é intensificar as tratativas para renegociação de dívidas, fiscalização de serviços, distribuição de materiais educativos e ações que garantam os direitos do consumidor mariliense.

Ricardinho Mustafá também pretende ampliar o suporte aos conselhos municipais voltados para a igualdade de direitos. A Sede dos Conselhos deve ser dedicada a garantir o funcionamento eficaz dos Conselhos Municipais da Igualdade Racial, da Mulher, da Juventude, da Pessoa com Deficiência e do Conselho LGBTI+. A continuidade dessas ações tem o objetivo de assegurar que todos os grupos tenham voz ativa nas decisões municipais.

O plano de governo de Ricardinho Mustafá apresenta propostas e iniciativas que abrangem educação, proteção a grupos vulneráveis, inclusão digital e a defesa dos consumidores. O candidato afirma que busca garantir uma gestão que respeite e valorize todos os cidadãos de Marília.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

10 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

10 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

10 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

10 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

18 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.