Marília

Passageiros com destino a Marília vivem momentos de medo e tensão no ar

Embarque de passageiros em Campinas, que seguiriam para Marília, mas não conseguiram pousar (Foto: Arquivo Pessoal)

Um grupo de passageiros da empresa Azul viveu momentos de desespero e tensão no último dia 24, durante um voo que saiu de Campinas e tinha Marília como destino. A aeronave, no entanto, teve que retornar e descer em Guarulhos, após tentativas frustradas de pouso no Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich. A chegada da frente fria e as queimadas que atingiram o Estado de São Paulo no fim de semana passado teriam prejudicado o voo.

O professor de Engenharia de Transportes na Universidade Federal de Goiás (UFG), Rodrigo Pinheiro Pereira, conta que saiu do Rio de Janeiro em um voo tranquilo até Campinas. De lá, o embarque para a aeronave que seguiria até Marília atrasou, mas ainda em tempo hábil para participar do casamento de uma amiga de sua namorada.

O voo AD2918 deveria ter decolado às 13h45 do Aeroporto de Viracopos, mas saiu às 14h06 em função do atraso da aeronave que vinha de Rio Verde, em Goiás. O casal embarcou em um ATR-72 da Azul, mesmo modelo do avião da Voepass que caiu no dia 9 de agosto, em Vinhedo.

O avião, praticamente lotado, sofreu fortes turbulências em função das queimadas do Estado de São Paulo e da chegada de uma frente fria no último fim de semana. A aeronave tentou pousar duas vezes em Marília, mas precisou arremeter, com o agravamento das condições climáticas e com ventos de 85 quilômetros por hora.

Ao Marília Notícia, o professor universitário revela que os passageiros começaram a entrar em pânico. Alguns começaram a rezar, outros vomitaram e muita gente chorou por causa das fortes turbulências.

“Foi o pior voo da minha vida, sem dúvidas. Era meu último fim de semana de férias. O casamento era 19h30. Voltaria para o Rio de Janeiro no domingo de manhã. A turbulência começou logo depois que a Azul fez o serviço de bordo. Juntou a condição climática com as queimadas. Sentimos desespero e fiquei com muito calor. Minha namorada foi rezando o tempo todo. Foi assustador”, relata Pereira.

Avião pousaria em Marília, mas retornou para Campinas e só conseguiu pousar em Guarulhos (Foto: Arquivo Pessoal)

O avião tentou então retornar para Campinas, mas também, após algumas tentativas, não conseguiu pousar, pois as fortes chuvas e o vento atrapalharam a aproximação. Com isso e com a necessidade de reabastecer a aeronave, o avião foi direcionado para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, conseguindo pousar às 17h10.

“Os passageiros, nervosos, ainda foram obrigados a esperar o reabastecimento dentro da aeronave, até às 17h52, já que a companhia queria retornar com o avião para Campinas. Contudo, as análises em solo informaram que a aeronave precisava entrar em manutenção e não poderia continuar em voo. Os passageiros, dentre vários que perderam seus compromissos, foram desembarcados e receberam alimentação no local, seguindo de ônibus para o Aeroporto de Campinas. Perdemos o casamento, não tinha como pegar um ônibus a tempo e decidimos então voltar para o Rio de Janeiro”, conta o professor.

Caminho feito pela aeronave que não conseguiu descer em Marília (Imagem: Arquivo Pessoal)

Rodrigo afirma que a aeronave estava em boas condições e não percebeu nenhum problema aparente com o avião. Apenas quando pousou em Guarulhos, o transporte precisou passar por uma manutenção, em virtude de tudo que passou. O professor destaca a necessidade de um estudo para verificar as consequências da ação do homem no Meio Ambiente para a aviação.

“É algo que as instituições precisam investigar, essa junção de condições climáticas e ação do homem sobre o planeta. Várias queimadas no Estado de São Paulo e isso torna uma preocupação em relação às aeronaves. Poderiam verificar o impacto disso nas nossas aeronaves”, reflete.

O Marília Notícia entrou em contato com a Azul, mas não recebeu retorno da companhia aérea sobre o voo. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

13 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

13 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

13 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

13 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

21 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.