Regional

Operação da Anac e da PF interdita duas aeronaves em Vera Cruz

Vistoria em aeronave durante operação de ontem (Foto: Polícia Federal)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Federal (PF) interditaram nesta segunda-feira (24), em Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília), duas aeronaves que estariam sendo utilizadas em suposta associação ao contrabando de entorpecentes entre o Brasil e países vizinhos.

Durante a ação, batizada de Fuselo, em analogia ao pássaro de maior autonomia de voo no mundo, os agentes recolheram uma grande quantidade de peças aeronáuticas — hélices, partes de motor e estruturas de aeronaves — com sinais de adulteração.

A operação foi dividida em duas etapas, sendo a primeira na empresa de manutenção aeronáutica Triângulo, local onde as aeronaves foram encontradas. Já no período da tarde, os agentes da Anac e da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do proprietário da oficina e dono de uma das aeronaves interditadas.

Ao final da operação foram constatadas irregularidades na manutenção de aeronaves, como a falta de registro de reparos aeronáuticos, componentes sem rastreabilidade e o uso de partes de diferentes aeronaves para a reconstrução. Todo o material recolhido na ação ficará retido até que seja analisado e periciado por agentes da Polícia Federal.

A partir das provas obtidas na operação, a Agência irá instaurar um processo administrativo para apurar as responsabilidades dos envolvidos no caso. Se comprovadas as infrações, eles poderão responder administrativamente e poderão ser punidos com multa, suspensão de habilitação e até cassação do certificado da organização de manutenção.

Por se tratar de possível ação criminal, o caso será encaminhado ao Ministério Público Federal.

DETENÇÃO

A Polícia Federal deteve, durante a ação, o administrador de negócios no Aeroporto Municipal de Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília), Fausto Jorge, por porte ilegal de arma de fogo. Ele é considerado o rei do contrabando regional.

A polícia encontrou armas na casa de Fausto Jorge e o prendeu por porte ilegal. Contudo, por se tratar de crime afiançável, após o pagamento do valor, que não foi divulgado, o acusado foi liberado para acompanhar as buscas ao lado do advogado.

Em nota distribuída à imprensa, a PF informa que as suspeitas são de que, para permitir a realização de viagens a locais distantes – países vizinhos – e sem a realização de escalas, as aeronaves eram modificadas, de forma clandestina, a fim de aumentar a autonomia de voo.

Os materiais confiscados durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão serão analisados pela Polícia Federal, com o objetivo de apontar a responsabilidade.

CPI

Fausto Jorge foi citado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), constituída pela Assembleia Legislativa no início dos anos 2000, com a finalidade de apurar organizações que atuam no narcotráfico no Estado de São Paulo.

No documento, houve menção de que a adulteração de aeronaves supostamente foi realizada na oficina de propriedade de Fausto Jorge, em Vera Cruz.

Fato teria sido verificado pela CPI em um relatório da Polícia Federal – Superintendência Regional do Pará, que investigava as atividades da quadrilha de narcotraficantes internacionais liderada por Elvis Moreira Rocha, também conhecido por Manicaca, grande transportador de cocaína colombiana e de outros países sul-americanos para o Brasil, Estados Unidos e Europa, com rota pelo território nacional.

O relatório da CPI reproduz inclusive alguns trechos, que indicam a participação da oficina regional na modificação de uma das aeronaves utilizadas pela quadrilha.

Daniela Casale

Recent Posts

Tem início nesta quinta-feira vacinação contra bronquiolite em Tupã

Todas as unidades de saúde de Tupã passaram a oferecer a vacina contra a bronquiolite…

1 hora ago

Polícia Civil de Marília deflagra operação e cumpre nove mandados

A Polícia Civil de Marília, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), desencadeou na…

2 horas ago

Adolescente de 16 anos rouba carro em Lins, foge pela rodovia e é cercado em Marília

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite desta quarta-feira (10) após furtar um…

2 horas ago

Ronaldinho Gaúcho é anunciado em jogo de craques no Abreuzão

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Encontro de Craques (@ronaldinhoemmarilia) O ex-meio-campista…

2 horas ago

Câmara de Cafelândia reconhece excelência da Unimar com menção honrosa

Reitor e pró-reitora da Unimar receberam homenagem do vereador Marcelo Rubi (Foto: Divulgação) A Universidade…

2 horas ago

Morador de Garça morre em acidente no MS; corpo é sepultado

Em Garça, ele era conhecido como Marcos Beiço (Foto: Divulgação/Redes Sociais) O garcense Marcos Alves…

3 horas ago

This website uses cookies.