Regional

Operação da Anac e da PF interdita duas aeronaves em Vera Cruz

Vistoria em aeronave durante operação de ontem (Foto: Polícia Federal)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Federal (PF) interditaram nesta segunda-feira (24), em Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília), duas aeronaves que estariam sendo utilizadas em suposta associação ao contrabando de entorpecentes entre o Brasil e países vizinhos.

Durante a ação, batizada de Fuselo, em analogia ao pássaro de maior autonomia de voo no mundo, os agentes recolheram uma grande quantidade de peças aeronáuticas — hélices, partes de motor e estruturas de aeronaves — com sinais de adulteração.

A operação foi dividida em duas etapas, sendo a primeira na empresa de manutenção aeronáutica Triângulo, local onde as aeronaves foram encontradas. Já no período da tarde, os agentes da Anac e da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do proprietário da oficina e dono de uma das aeronaves interditadas.

Ao final da operação foram constatadas irregularidades na manutenção de aeronaves, como a falta de registro de reparos aeronáuticos, componentes sem rastreabilidade e o uso de partes de diferentes aeronaves para a reconstrução. Todo o material recolhido na ação ficará retido até que seja analisado e periciado por agentes da Polícia Federal.

A partir das provas obtidas na operação, a Agência irá instaurar um processo administrativo para apurar as responsabilidades dos envolvidos no caso. Se comprovadas as infrações, eles poderão responder administrativamente e poderão ser punidos com multa, suspensão de habilitação e até cassação do certificado da organização de manutenção.

Por se tratar de possível ação criminal, o caso será encaminhado ao Ministério Público Federal.

DETENÇÃO

A Polícia Federal deteve, durante a ação, o administrador de negócios no Aeroporto Municipal de Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília), Fausto Jorge, por porte ilegal de arma de fogo. Ele é considerado o rei do contrabando regional.

A polícia encontrou armas na casa de Fausto Jorge e o prendeu por porte ilegal. Contudo, por se tratar de crime afiançável, após o pagamento do valor, que não foi divulgado, o acusado foi liberado para acompanhar as buscas ao lado do advogado.

Em nota distribuída à imprensa, a PF informa que as suspeitas são de que, para permitir a realização de viagens a locais distantes – países vizinhos – e sem a realização de escalas, as aeronaves eram modificadas, de forma clandestina, a fim de aumentar a autonomia de voo.

Os materiais confiscados durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão serão analisados pela Polícia Federal, com o objetivo de apontar a responsabilidade.

CPI

Fausto Jorge foi citado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), constituída pela Assembleia Legislativa no início dos anos 2000, com a finalidade de apurar organizações que atuam no narcotráfico no Estado de São Paulo.

No documento, houve menção de que a adulteração de aeronaves supostamente foi realizada na oficina de propriedade de Fausto Jorge, em Vera Cruz.

Fato teria sido verificado pela CPI em um relatório da Polícia Federal – Superintendência Regional do Pará, que investigava as atividades da quadrilha de narcotraficantes internacionais liderada por Elvis Moreira Rocha, também conhecido por Manicaca, grande transportador de cocaína colombiana e de outros países sul-americanos para o Brasil, Estados Unidos e Europa, com rota pelo território nacional.

O relatório da CPI reproduz inclusive alguns trechos, que indicam a participação da oficina regional na modificação de uma das aeronaves utilizadas pela quadrilha.

Daniela Casale

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

12 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

12 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

12 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

12 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

13 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

13 horas ago

This website uses cookies.