Colunas

Em defesa do Carnaval

Crianças se divertem no pré-Carnaval realizado nas ruas de Marília no último sábado, dia 11 (Foto: Samantha Ciuffa/Marília Notícia)

O Carnaval é uma das mais antigas e populares celebrações do mundo, com raízes profundas na cultura e tradição de muitos países, incluindo o Brasil. É uma celebração da alegria, da diversão, da música e da dança, e tem sido um marco na história de muitas sociedades ao longo dos séculos.

Além disso, o Carnaval é uma importante fonte de renda e emprego para muitos setores econômicos, incluindo a indústria da música e a indústria da moda.

Outra vantagem do Carnaval é que ele é uma celebração inclusiva, que aceita e valoriza a diversidade cultural e pessoal. Pessoas de todas as idades, raças, credos e orientações sexuais são bem-vindas e celebradas na festa, tornando-se uma plataforma para a promoção da unidade e da tolerância.

Além disso, o Carnaval oferece uma oportunidade única para as pessoas expressarem sua criatividade e originalidade através de fantasias, danças e músicas.

É uma forma de liberação e expressão, que permite às pessoas se sentirem livres e sem julgamentos, fator importante para o bem-estar emocional e psicológico de uma sociedade. Afinal, como diria os Titãs, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.

É razoável investir parte do orçamento público da Secretaria da Cultura em uma tradição cultural rica e valiosa, que traz alegria, diversão, unidade e oportunidade de geração de renda para muitas famílias.

Obviamente dentro desse investimento, é preciso conter gastos exagerados e cobrar transparência no modo em que o dinheiro é empregado.

Vale lembrar que muitas pessoas não gostam do Carnaval e isso é direito de cada um. Apesar de ser um período de alegria, descontração e celebração da cultura brasileira, há sempre aqueles que insistem em criticar e desdenhar da festa.

É verdade que, assim como qualquer outro evento, o Carnaval também tem seus problemas e desafios, como a bebida alcoólica em excesso, a poluição e a violência. No entanto, essas questões não devem ser usadas como desculpa para destruir o espírito da festa. Sempre há mais gente do bem do que do mal. E aqui fica a dica: não gosta? Não vá. Simples assim.

No fim das contas o Carnaval é muito mais do que apenas uma festa. É uma celebração da vida e da alegria, e merece ser desfrutado com respeito e admiração.

Deve ser defendido e preservado como uma parte importante da nossa herança cultural e um elemento vital da vida social e econômica de muitas comunidades.

Confira no Marília Notícia a programação completa do Carnaval 2023.

Gabriel Tedde

Gabriel Tedde é jornalista com 13 anos de atuação e fundador do Marília Notícia

Recent Posts

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…

12 horas ago

Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea

O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…

12 horas ago

App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura

Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…

12 horas ago

Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…

14 horas ago

Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal

Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…

15 horas ago

Reunião alinha cronograma do 13º e rescisões de funcionários terceirizados da Educação

Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…

15 horas ago

This website uses cookies.