Colunas

Em defesa do Carnaval

Crianças se divertem no pré-Carnaval realizado nas ruas de Marília no último sábado, dia 11 (Foto: Samantha Ciuffa/Marília Notícia)

O Carnaval é uma das mais antigas e populares celebrações do mundo, com raízes profundas na cultura e tradição de muitos países, incluindo o Brasil. É uma celebração da alegria, da diversão, da música e da dança, e tem sido um marco na história de muitas sociedades ao longo dos séculos.

Além disso, o Carnaval é uma importante fonte de renda e emprego para muitos setores econômicos, incluindo a indústria da música e a indústria da moda.

Outra vantagem do Carnaval é que ele é uma celebração inclusiva, que aceita e valoriza a diversidade cultural e pessoal. Pessoas de todas as idades, raças, credos e orientações sexuais são bem-vindas e celebradas na festa, tornando-se uma plataforma para a promoção da unidade e da tolerância.

Além disso, o Carnaval oferece uma oportunidade única para as pessoas expressarem sua criatividade e originalidade através de fantasias, danças e músicas.

É uma forma de liberação e expressão, que permite às pessoas se sentirem livres e sem julgamentos, fator importante para o bem-estar emocional e psicológico de uma sociedade. Afinal, como diria os Titãs, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.

É razoável investir parte do orçamento público da Secretaria da Cultura em uma tradição cultural rica e valiosa, que traz alegria, diversão, unidade e oportunidade de geração de renda para muitas famílias.

Obviamente dentro desse investimento, é preciso conter gastos exagerados e cobrar transparência no modo em que o dinheiro é empregado.

Vale lembrar que muitas pessoas não gostam do Carnaval e isso é direito de cada um. Apesar de ser um período de alegria, descontração e celebração da cultura brasileira, há sempre aqueles que insistem em criticar e desdenhar da festa.

É verdade que, assim como qualquer outro evento, o Carnaval também tem seus problemas e desafios, como a bebida alcoólica em excesso, a poluição e a violência. No entanto, essas questões não devem ser usadas como desculpa para destruir o espírito da festa. Sempre há mais gente do bem do que do mal. E aqui fica a dica: não gosta? Não vá. Simples assim.

No fim das contas o Carnaval é muito mais do que apenas uma festa. É uma celebração da vida e da alegria, e merece ser desfrutado com respeito e admiração.

Deve ser defendido e preservado como uma parte importante da nossa herança cultural e um elemento vital da vida social e econômica de muitas comunidades.

Confira no Marília Notícia a programação completa do Carnaval 2023.

Gabriel Tedde

Gabriel Tedde é jornalista com 13 anos de atuação e fundador do Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

10 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

10 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

10 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

10 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

18 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.