SCA2207 SÃO PAULO 18/08/2016 - ECONOMIA ESPECIAL DOMINICAL - MINHA CASA MINHA VIDA - Falhas na construção das casas do Programa Minha Casa Minha Vida no bairro Planalto Verde em São Carlos.FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO.
Com a recessão ainda batendo à porta dos orçamentos familiares, cresceu em 2017 o número de brasileiros vivendo em moradias cedidas por terceiros, como algum parente ou amigo. O número de domicílios cedidos cresceu 7% em relação a 2016, chegando a 6,1 milhões de lares, informou nesta quinta-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados são da pesquisa “Características gerais dos moradores e dos domicílios 2017”, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).
O movimento foi mais forte nas regiões Sudeste (alta de 13% no número de domicílios cedidos) e Norte (avanço de 12,9%).
Em São Paulo, o crescimento foi de 15,6%, com 193 mil domicílios cedidos a mais na passagem de 2016 para 2017. No Rio, o avanço foi de 11,4%, ou 42 mil lares cedidos a mais.
Ainda assim, a maioria das moradias do País pertence aos próprios moradores: 67,9% do total de domicílios são próprios e já foram quitados, enquanto 5,6% do total são próprios e ainda estão sendo pagos.
O contingente de domicílios cuja moradia é alugada ficou em 17,6% em 2017, nível semelhante ao de 2016 (17,5%).
Acesso à água
O racionamento de água no Distrito Federal fez cair à metade o número de lares com fornecimento diário de água encanada em Brasília. Segundo o IBGE, em 2017, o número de lares da capital do País com acesso diário à água caiu para 421 mil, ante 972 mil em 2016.
Em 2016, praticamente todos (99,7% do total de moradias ligadas à rede de água) os domicílios do Distrito Federal tinham acesso diário à água encanada. Ano passado, por causa do racionamento, apenas 43,3% do total de domicílios conectados à rede relataram ter recebido água diariamente, enquanto 54,0% informaram ao IBGE terem as torneiras funcionando de quatro a seis dias por semana
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começou a fazer racionamento no fornecimento de água em janeiro de 2017 e mantém a medida até hoje.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.