Marília

Nova classificação de Marília no Plano SP será anunciada nesta terça

Cálculo utilizado pelo Estado para pontuar regiões (Imagem: Divulgação)

A Prefeitura de Marília deve anunciar nesta terça-feira (16) a nova classificação da cidade no Plano São Paulo. E isso não significa necessariamente que o município terá uma reabertura mais ampla.

Na verdade, Marília pode até mesmo continuar na ‘fase 2’, em que está no momento – ou, inclusive, retroagir.

Decisão do desembargador Jacob Valente na semana passada deu autonomia para a cidade efetuar sua própria classificação nas fases estipuladas pelo Estado, que flexibilizam as restrições ao comércio e serviços não essenciais devido à pandemia.

O magistrado autorizou Marília a flexibilizar as restrições locais, mas de acordo com os parâmetros previstos no Plano São Paulo.

Jacob Valente coloca ainda a “possibilidade de recategorização [de Marília] em comparação ao município de São Paulo, que passou a ser a referência estadual”.

“Ou seja”, escreveu o desembargador, “se obtiver índices próprios significativamente melhores que a Capital no mesmo período de apuração, fica em faixa menos restritiva e, se forem piores, mais restritiva”.

Com isso o prefeito Daniel Alonso (PSDB) espera até o final da tarde desta segunda-feira (15) um parecer da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Marília, que irá apontar qual fase do Plano o município se enquadra no momento, segundo os índices locais.

Alessandra Arrigoni, ao microfone, chefe da Vigilância Epidemiológica (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Metodologia

A chefe do departamento, Alessandra Arrigoni, explicou ao Marília Notícia que vai utilizar a metodologia prevista pelo Estado para a classificação. A diferença, é que o Estado considera dados regionais para as classificações e a Prefeitura deve utilizar informações municipais em quase todos os casos.

A fórmula envolve dois grupos de informações, o primeiro denominado “Capacidade do Sistema de Saúde” e o segundo chamado de “Evolução da epidemia”.

No primeiro grupo de dados são avaliadas a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) reservados para pacientes da Covid-19 e a quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes.

No caso da Capacidade do Sistema de Saúde, como Marília é um polo regional, que recebe pacientes de fora, a Prefeitura deve levar em consideração os dados dos municípios próximos também – ou seja, regionais.

A avaliação é de que, apesar da ocupação local ter aumentado, a regional registrou um certo alívio nos últimos dias e também foram disponibilizados mais respiradores para a região – o que implica na abertura de novos leitos – segundo Alessandra.

Indicadores estaduais verificados nas últimas semanas (Imagem: Divulgação)

Já no segundo grupo de dados levado em conta para a classificação do Plano São Paulo – Evolução da epidemia -, são consideradas as variações entre uma semana e outra na quantidade de casos confirmados, no volume de internações e no total de óbitos.

Um dos fatores que mais preocupa a equipe da administração municipal é o aumento de óbitos por Covid-19 registrado em Marília na última semana, segundo Alessandra.

Ela também detalha que cada um desses fatores recebe um “score” – ou seja uma pontuação. No entanto, não é feita uma média em relação à nota total.

Segundo Alessandra, a cidade é classificada no Plano São Paulo conforme a pior pontuação recebida em todos os fatores levados em consideração.

E, de acordo com ela, o aumento na quantidade de mortes é justamente o que mais pode atrapalhar os planos de uma reabertura mais flexível.

Detalhamento das notas das regiões na última avaliação estadual (Imagem: Divulgação)

 

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

31 minutos ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

46 minutos ago

Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais

Carnaval 2026 do Yara Clube promete ser um dos mais marcantes de sua história (Foto:…

49 minutos ago

Homem invade garagem, tenta furtar carro, mas é flagrado e acaba preso

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

56 minutos ago

Articulação política viabiliza modelo cívico-militar em Marília

Dani Alonso junto ao governador Tarcísio e ao esposo Capitão Augusto (Foto: Divulgação) Pais de…

1 hora ago

Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista

Prefeitura destinou uma área de 17.459,64 metros quadrados para construção (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…

2 horas ago

This website uses cookies.