Para a dona de casa Anita Tavares Mesquita (foto) a espera teve fim; sem fatura de ótica para pagar
Mais de 150 pessoas foram atendidas na primeira semana do Mutirão de Oftalmologia realizado pela Santa Casa de Marília, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.
Até o final de setembro, duas mil consultas estão previstas na instituição. Os pacientes estão sendo surpreendidos pelo atendimento integral, já que além da avaliação médica, exames e diagnóstico, também receberão óculos gratuitamente.
A coordenadora de negócios do hospital, Márcia Mota, explica que a proposta dos mutirões é zerar ou reduzir as filas de espera para procedimentos eletivos (agendados).
Geralmente, esta “força-tarefa” ocorre em especialidades médicas em que há grande demanda. Nos últimos anos, a Santa Casa participou dos mutirões de ortopedia e cirurgia de catarata.
Desta vez, são realizadas as consultas de refração, ou seja, exames para identificar a acuidade visual e o grau de óculos indicado em cada caso.
Se forem identificadas outras necessidades, (caso o paciente precise também de outro tratamento oftalmológico), será realizado o diagnóstico e encaminhamento à Secretaria de Saúde.
Márcia explica ainda que a lista de pacientes foi feita após triagem na rede básica e a convocação e agendamento são de responsabilidade do município. “Nossa atribuição é o acolhimento e o atendimento médico.
Após passarem pelo oftalmo, os pacientes são levados a outro ambiente, onde são orientados e podem escolher entre algumas opções de armações. Em 15 dias, os óculos ficam prontos”, afirma.
Na primeira semana, dos 190 pacientes agendados 37 faltaram. A taxa de ausência ficou em 19% e motivou um alerta do hospital. “Foi preparada uma estrutura para atender com rapidez, eficiência e com o benefício da gratuidade do óculos. Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem esta oportunidade”, disse.
As consultas são feitas de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Aos sábados e domingos, o atendimento é das 07 às 17h.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.