Marília

Mulheres com ensino médio e casadas; veja o perfil do eleitor

O perfil do eleitorado de Marília para as eleições municipais de 2024 revela dados interessantes em Marília sobre a formação educacional, o estado civil da maioria e a presença de pessoas com deficiência (PCD), além de eleitores que utilizam nome social. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há prevalência de eleitoras: elas são 54%, enquanto os homens respondem por 46% do total dos 172.844 eleitores aptos na cidade. Já entre os candidatos, predomínio absoluto masculino entre os 305 candidatos a vereador. Entre os postulantes ao cargo de prefeito, dos seis aptos, duas são mulheres.

ESCOLARIDADE

Entre os eleitores marilienses, a maioria possui ensino médio completo, totalizando 64.617 pessoas (37,38%). Em seguida, um significativo número de 36.466 pessoas (21,1%) possui ensino superior completo.

O indicador de qualificação também destaca as mulheres: 22,82% delas (21.227) têm graduação e 19,09% deles terminaram o ensino superior (15.239 eleitores).

Apesar do expressivo número de pessoas que cursaram faculdade ou institutos tecnológicos, há também uma pequena parcela de 2.435 eleitores (1,41%) que se enquadram na categoria “lê e escreve”, indicando limitações de alfabetização.

ESTADO CIVIL

No perfil de eleitores marilienses há relativo equilibrio entre casados e solteiros. Fatia de 44% deles são casados (independente de sexo), enquanto 43% são solteiros. Além disso, 8% é divorciado, segundo dados do TSE.

Em Marília, 52 eleitores pediram para utilizar nome social durante as eleições. A ferramenta importante para garantir o respeito à identidade de gênero tem 28 mulheres e 24 homens. A faixa etária que mais adota o nome social está entre 21 e 24 anos, com 13 pessoas.

PCDs

A cidade também registra um número significativo de eleitores com algum tipo de deficiência. Ao todo, são 2.011 eleitores PCDs. Destes, 1.068 são mulheres e 943 são homens.

Os dados disponibilizados pelo TSE permitem aos eleitores e também aos candidatos observar as políticas públicas mais necessárias, para a representação da população que decide as eleições.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

5 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

5 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

5 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

5 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

14 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

22 horas ago

This website uses cookies.