A astronauta americana Christina Koch voltou à Terra ontem, depois de passar quase um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o que significa um recorde feminino de permanência no espaço.
A cápsula Soyuz com Christina Koch, da Nasa, e seus colegas a bordo (o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov), pousou ontem no Casaquistão após um voo de três horas e meia. “Estou emocionada e feliz”, disse Christina, sorridente, depois de ser retirada da cápsula. Parmitano fez um gesto com a mão para mostrar que estava bem, enquanto Skvortsov comeu uma maçã logo depois da aterrissagem.
Christina Koch, de 41 anos, permaneceu a bordo da ISS por 328 dias, um novo recorde, superando a marca anterior da também americana Peggy Whitson.
Em 28 de dezembro de 2019, ela completou 289 dias no espaço – o recorde, de Peggy, era de 288 dias. Christina, que é engenheira eletricista, já havia entrado para a história com a primeira caminhada espacial 100% feminina, em outubro, ao lado da bióloga marinha Jessica Meir.
Em entrevista na terça-feira, dois dias antes do retorno à Terra, Christina contou que aquilo de que mais sentirá falta é da “microgravidade”. “É muito divertido estar em um lugar onde você pode pular do chão ao teto quando deseja.”
Apesar de ter superado o recorde, Christina afirmou que Peggy Whitson, de 59 anos, e com três missões espaciais no currículo, continua sendo sua “heroína” e “mentora”. Ela sonha em “inspirar a futura geração de exploradores”.
Nos 328 dias que permaneceu no espaço, Christina participou de várias pesquisas, entre elas um estudo que busca definir o impacto que os voos espaciais têm na degradação muscular e óssea da espinha dorsal. A Nasa, que conta hoje com 48 astronautas – dos quais 16 são mulheres -, pretende levar um homem e uma mulher à Lua em 2024.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.