Regional

MPF pede cassação de vereador reeleito condenado por propaganda eleitoral em Garça

Marcelo Miranda foi reeleito vereador em Garça (Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) foi contrário ao recurso proposto pela defesa do vereador reeleito Marcelo Miranda (MDB) e pediu a cassação do registro ou do diploma do candidato beneficiado. O parlamentar foi condenado em primeira instância por suposta propaganda antecipada que teria sido feita em um hospital da cidade.

A condenação foi por conduta vedada e propaganda antecipada, depois que Miranda supostamente usou as dependências de hospitais municipais para promover sua candidatura à reeleição.

O caso teria ocorrido entre abril e julho de 2024, quando o vereador teria gravado vídeos no Hospital São Lucas e no Centro de Pequenas Cirurgias, ambos providos com recursos públicos.

Segundo o MPF, em documento publicado em 28 de setembro, as gravações destacavam conquistas que teriam sido atribuídas à atuação política do candidato, com frases como “um pouquinho das nossas conquistas” e “venha descobrir o que juntos conseguimos para nossa amada cidade”.

Marcelo Guimarães Miranda foi condenado ao pagamento de duas multas de R$ 5 mil (total de R$ 10 mil), uma por conduta vedada a agente público e outra por propaganda antecipada. Contudo, a defesa entrou com recurso e alegou inépcia da petição inicial, quando a acusação não deveria ser considerada apta pelo juiz, e, no mérito, negou a prática de conduta vedada e de propaganda eleitoral antecipada.

Inicialmente, a denúncia foi provocada pelo diretório municipal da Democracia Cristã de Garça, que apontou as supostas irregularidades. O partido também recorreu da condenação por entender que a pena aplicada foi branda. No recurso, a legenda pede a cassação do cassação do registro ou do diploma do candidato beneficiado.

A defesa do parlamentar, em contrapartida aponta suposta irregularidade do DC na representação processual, ilegitimidade ativa da agremiação e ilegitimidade passiva própria.

O MPF, contudo, se coloca contra os argumentos e acata os apontamentos do diretório municipal. No texto, a procuradora Adriana Scordamaglia argumentou que os vídeos violavam a igualdade entre os candidatos, ao fazer uso de bens públicos inacessíveis a outros postulantes.

Além disso, para o MPF, as mensagens trouxeram um claro pedido de voto disfarçado, conforme a teoria das “palavras mágicas”, utilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considera termos como “apoio” e “jornada” equivalentes a diretivas diretas de voto.

A procuradora ressaltou ainda que o uso de unidades hospitalares, um local de acesso restrito e com custeio público, impacta diretamente a lisura do pleito, ao privilegiar ou vereador em detrimento de seus concorrentes. O MPF defende que, segundo a Lei Eleitoral, a violação da isonomia justifique a perda do mandato. Cabe agora, a análise da Justiça Eleitoral em segunda instância.

OUTRO LADO

Em nota ao Marília Notícia, o vereador reeleito disse que, embora tenha sido condenado em primeira instância ao pagamento de multa, entende que a ação é improcedente, não tendo realizado, em momento algum, campanha eleitoral antecipada, com pedido explicito de votos ou qualquer conduta vedada a agentes públicos.

Marcelo Miranda ainda ressaltou que a peça processual inicial, oferecida pelo partido da oposição, não apresentou documentos considerados indispensáveis para a propositura da ação eleitoral, o que fragiliza o conjunto das provas. Por fim, afirmou estar confiante no desfecho favorável do caso.

Wesley Murici

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

6 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

6 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

6 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

6 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

14 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

23 horas ago

This website uses cookies.