Marília

MP é notificado sobre decisão do TJ sobre Marília

O Procurador-Geral de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, que chefia o Ministério Público paulista, informou ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) que foi notificado e está ciente sobre a decisão que possibilita a flexibilização das restrições pelo Plano São Paulo a Marília.

Nos próximos dias Sarrubbo deve se manifestar oficialmente sobre o mandado de segurança apresentado pela Prefeitura de Marília, provavelmente argumentando contrariamente à decisão.

Foi ele que entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o prefeito Daniel Alonso (PSDB) após o reenquadramento da cidade da ‘fase 2’ para a ‘fase 4’ do Plano – menos restritiva – após decisão por conta própria do chefe do Executivo municipal, em contrariedade ao Estado.

Tudo mudou com a decisão favorável do desembargador Jacob Valente no último dia 10 de junho – o mesmo magistrado também foi responsável por liberar a reabertura do comércio e serviços não essenciais em Bastos e Tupã antes do aval estadual.

Na decisão da semana passada referente a Marília, o desembargador negou pedido para que o município decretasse a reabertura direto na ‘fase 4’ do Plano São Paulo, mas permitiu que a cidade estabeleça seu próprio estudo e acompanhamento, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, sem desconsiderar as faixas de restrições estabelecidas pelo governador João Doria.

“Se obtiver índices próprios significativamente melhores que a Capital no mesmo período de apuração, (Marília) fica em faixa menos restritiva e, se forem piores, mais restritiva, para preservar a isonomia dentro do modelo matemático proposto”, escreveu o desembargador.

Jacob Valente destaca ainda a necessidade de serem “observados protocolos sanitários rígidos, fiscalizados e de ampla publicidade”, para a flexibilização.

Foi a primeira vitória da Prefeitura de Marília na Justiça desde o final março, quando ação cível pública limitou a atuação de Alonso.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

21 segundos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

2 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

4 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

4 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

4 horas ago

This website uses cookies.