Marília

MP deve se manifestar nesta segunda sobre reabertura

É esperada para esta segunda-feira (1º) a manifestação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) sobre a decisão do prefeito Daniel Alonso (PSDB) de reclassificar Marília da ‘fase 2’ para a ‘fase 4’ no Plano São Paulo, que flexibiliza restrições às atividades econômicas no combate ao novo coronavírus.

Na prática, a medida do município representa uma afronta à decisão do Estado, que impôs medidas mais restritivas do que as que o prefeito determinou.

Em março o MP ajuizou ação civil pública em que a Justiça impôs à Prefeitura uma multa diária de R$ 100 mil caso o município não seguisse as determinações estaduais.

Marília acaba de contrariar previsão do Estado ao ampliar a reabertura além do previsto no Plano São Paulo, que define diferentes fases para reativação das atividades econômicas, visando reduzir a exposição do vírus.

O prefeito decidiu autorizar, por exemplo, bares e restaurantes, academias de ginástica e salões de beleza, mesmo com a região enquadrada pelo Estado na ‘fase 2 – laranja’, em que essas atividades não são permitidas.

A Prefeitura contestou os cálculos do Estado e comparou Marília com outras regiões onde o vírus fez mais vítimas, proporcionalmente, mas não obteve nenhuma resposta do governo João Doria (PSDB) no sentido de revisar a classificação.

O Marília Notícia questionou o Ministério Público na manhã de sábado (30) e foi informado que o posicionamento do órgão será dado pelo gabinete do promotor cível Isauro Pigozzi Filho. Na organização interna da promotoria, é ele quem analisa ações relacionadas à Saúde.

A Procuradoria Geral da Prefeitura e a assessoria jurídica do prefeito apontam supostas brechas no decreto estadual que instituiu o Plano São Paulo e defendem a legalidade das medidas municipais.

O governo Daniel Alonso alega que, após a flexibilização em quase todas as regiões do Estado e a suposta devolução da autonomia dos prefeitos, a questão judicial em Marília já estaria superada.

Neste sábado (30), a Prefeitura de Marília confirmou mais seis casos de Covid-19 e a cidade agora soma 92 pacientes com testes positivos para a doença.

O prefeito Daniel Alonso, na sexta-feira (29), já havia afirmado que esperava aumento no número de casos, mas reiterou que a taxa de ocupação de leitos é considerada baixa e a situação “controlada”.

Ele pediu ainda que a população demostre consciência, adotando todos os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

22 minutos ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

35 minutos ago

ACC atende 350 pacientes com apoio de Dani Alonso e Capitão Augusto

Parlamentares visitaram a instituição e destinaram recursos (Foto: Divulgação) A Associação de Combate ao Câncer…

40 minutos ago

Professor é preso por furto de motocicletas na zona norte após reincidência

Um homem de 49 anos — que, segundo a polícia, alegou ganhar a vida como…

47 minutos ago

Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura

Ruptura registrada às 6h50 da manhã dessa sexta-feira (Foto: Divulgação) Uma ruptura em uma adutora…

1 hora ago

Caminhão pega fogo na SP-294 e provoca interdição da pista em Gália

Bombeiros foram acionados para o controle das chamas (Foto: Artesp) Um caminhão foi destruído por…

2 horas ago

This website uses cookies.