Marília

Motoristas de aplicativo ganham isenção de ISSQN em Marília

Reunião sobre regulamentação da atividade de motorista de aplicativo em Marília realizada em outubro na Prefeitura (Foto: Divulgação)

Os motoristas de aplicativos de transporte de passageiros que atuam em Marília não precisarão mais pagar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), conforme lei complementar publicada nesta quinta-feira (13).

A legislação entra em vigor após 60 dias da veiculação no Diário Oficial do município, data que cai no dia 11 de fevereiro do ano que vem. Em outubro foi sancionada a lei que regulamentou a atividade de motorista de aplicativo em Marília.

De acordo com funcionários do departamento de fiscalização de renda da Prefeitura ouvidos pela reportagem do Marília Notícia, atualmente a alíquota para empresas que prestam esse tipo de serviço é de 2%. Outras atividades chegam a pagar até 5% pelo ISSQN.

Mas como se tratam de trabalhadores autônomos o valor é fixo para os motoristas de aplicativo e hoje está em aproximadamente R$ 300 por ano.

A lei complementar aprovada pela Câmara na última segunda-feira (10) diz claramente que a isenção é para “pessoa física prestadora de serviço remunerado de transporte de passageiros, não aberto ao público, para a realização de viagens individualizadas ou compartilhadas”.

E mais, para deslocamentos solicitados “exclusivamente por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede”.

As empresas responsáveis pelos aplicativos continuam tendo que pagar o imposto. É o que consta na exposição de motivos apresentada pelo Executivo municipal, responsável pelo projeto aprovado.

“O pagamento de tributos e demais despesas devidas em decorrência da exploração do serviço será responsabilidade das empresas de intermediação, que disponibilizam, operam e controlam aplicativos, sítios na internet ou plataformas tecnológicas (…), conforme já previsto no Código Tributário do Município”, diz a justificativa.

De acordo com o departamento de fiscalização de rendas do município os taxistas já possuem a mesma isenção há alguns anos. Mesmo assim o MN apurou que a concessão do benefício aos motoristas de aplicativo gerou incômodo nos motoristas de táxi.

 

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.