Cerca de 20 indígenas da etnia Kaingang, incluindo crianças, adultos e idosos, estão acampados desde o final de 2024 em um terreno público no Jardim Tropical, na zona leste de Marília. Com o passar das semanas, a presença deles passou a gerar incômodo entre os moradores da região, que reclamam principalmente da sujeira acumulada no local.
De acordo com relatos ouvidos pelo Marília Notícia, o principal problema apontado pelos moradores é a falta de higiene. Eles afirmam que os indígenas utilizam o próprio terreno para as necessidades fisiológicas, o que ocorre à vista de pedestres que passam pela avenida das Esmeraldas.
“Eles armaram essas barracas há mais de um mês e fazem as necessidades na frente de todo mundo. Estamos preocupados com essa situação, que tem se prolongado aqui em Marília. Daqui a pouco vamos ter o retorno das aulas, e fico apreensiva com meus filhos passando por ali no caminho para a escola”, declarou uma moradora, que preferiu não se identificar.
O MN apurou que o grupo de indígenas seria originário de Londrina e, desde o ano passado, teria recebido visitas de equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e do Conselho Tutelar de Marília.
Apesar das abordagens das autoridades, o grupo teria recusado as ajudas oferecidas pelo município. Alguns indígenas tentaram vender cestos artesanais pela cidade, enquanto crianças foram vistas pedindo dinheiro e alimentos no Centro de Marília.
Segundo a Prefeitura de Marília, a expectativa é que o grupo deixe a cidade até a próxima quarta-feira (15). Parte dos indígenas já estaria em Duartina, e a saída completa de Marília dependeria da comercialização dos cestos produzidos pelos integrantes.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.