Marília

Marília vive expectativa de reclassificação no Plano São Paulo

O Governo do Estado realiza às 12h45 desta sexta-feira (5) mais uma reclassificação do Plano São Paulo e Marília vive a expectativa de sair oficialmente da fase vermelha, a mais restritiva.

A região foi rebaixada da fase laranja por conta da alta ocupação nos leitos reservados para pacientes com Covid-19. Desde o dia 18 de janeiro só podem funcionar os serviços considerados essenciais.

No último final de semana, porém, a Câmara de Marília aprovou e o prefeito Daniel Alonso (PSDB) sancionou duas leis que dão um ‘jeitinho’ na situação local ao passar a considerar comércio e diversos serviços como essenciais.

O Estado inclusive notificou o Ministério Público contra o que diz ser uma afronta ao Plano São Paulo, mas ainda não há notícias de eventuais procedimentos contra a medida municipal.

A estratégia da classe política local, diante da pressão empresarial, era justamente ganhar tempo até uma eventual reclassificação regional nesta sexta-feira (5) para uma fase menos restritiva, em que as atividades econômicas estejam liberadas pelo Estado para funcionar – e não somente pelo município.

O motivo da expectativa regional envolve a abertura de novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo coronavírus em Marília e outras cidades próximas.

Em janeiro foram anunciados 50 leitos para a região e ao menos 40 deles já foram abertos desde o começo do ano, o que ajudou a ocupação regional cair mais de 12 pontos percentuais nos últimos 15 dias.

Nesta quinta-feira (4) a ocupação regional de leitos reduziu para 75,98%. Entre outros fatores, o Estado exige ocupação de 75% para a reclassificação para a fase laranja.

Desde o dia 7 de janeiro a região de Marília não registra uma ocupação tão baixa. Já a situação do município, especificamente, continua delicadíssima, oscilando entre 90% e próximo de 100%.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe do bilhete e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

2 minutos ago

Garça tem busca em operação contra esquema milionário de contrabando

Carga de cigarro paraguaio em bitrem interceptado pela PRF em novembro (Foto: Divulgação/PRF) Garça foi…

15 minutos ago

Festa de Natal das crianças de Varpa acontece neste sábado em novo local

A Festa de Natal das Crianças do distrito de Varpa, em Tupã, vai ser realizada…

31 minutos ago

Prefeitura encerra ciclo de planejamento com 10ª reunião de secretariado

Encontro foi conduzido pelo prefeito Vinicius Camarinha (Foto: Divulgação) A Prefeitura realizou na manhã desta…

5 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da represa Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

5 horas ago

Ceprom muda para o Fragata e reforça ações de capacitação em Marília

O Centro Profissionalizante de Marília (Ceprom), serviço da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, vai…

5 horas ago

This website uses cookies.