Edição 2017 da caminhada Outubro Rosa, pelo centro de Marília. (Foto: Arquivo PMM)
Marília terá no dia 27 de outubro (sábado) o ato público “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa”, promovido pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Cultura, com participação de instituições de saúde, ensino, associações, igrejas e comunidade em geral. Para participar, basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 9h30, na praça Saturnino de Brito.
O objetivo é chamar a atenção para hábitos saudáveis de vida e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, o mais frequente e letal entre as mulheres no país. A cidade é referência no atendimento médico e também em mobilizações sobre o tema.
O movimento global repercute em Marília, por meio de ações de inúmeras organizações, como a Associação Amigos do COM (Centro de Oncologia de Marília), instituições de saúde e Poder Público.
A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, informa que as ações da saúde municipal já começaram com o mutirão de mamografia, que irá zerar a fila pelo exame. Na rede básica de saúde e serviços especializados estão sendo promovidas rodas de conversa, palestras, abordagens coletivas e ações educativas nas comunidades.
“É um mês em que as ações rotineiras são reforçadas. É um convite à reflexão sobre a importância do autoexame, do exame clínico regular, das mamografias conforme a indicação da faixa etária, de tratar o assunto com muita seriedade, sem tabus, tanto na conversa com homens quanto com mulheres. A vida é uma causa de todos e independe de sexo, idade ou outra característica”, disse a secretária.
(Foto: Arquivo PMM)
AMBULATÓRIO
Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) de Marília são porta de entrada para o atendimento à mulher, para acesso à rede que oferecer prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Um dos elos dessa corrente é o Ambulatório de Patologias Mamárias, que funciona no bairro Alto Cafezal. O médico responsável pela unidade é o mastologista Carlos Giandon, que também atua no COM (Centro de Oncologia de Marília), na Santa Casa.
Em 2018, de janeiro a junho, foram realizados 359 atendimentos a mulheres que já haviam passado por médicos da rede e receberam indicação para consulta com Giandon.
No período, o ambulatório fez 255 exames de ultrassom, três biópsias, oito exames de PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Entre todos os casos atendidos, um caso foi diagnosticado positivo e encaminhado para tratamento médico-hospitalar.
“No ano passado completamos 10 anos de ambulatório, com a marca de mais de 8 mil atendimentos prestados. É um diferencial de Marília e consideramos mito importante que essa conquista seja preservada e fortalecida, para que a cidade atue de fato de forma preventiva e vidas possam ser salvas”, disse Giandon.
MAIS INFORMAÇÕES
Para participar da “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa” basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 9h30, na praça Saturnino de Brito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500 (Saúde, com Carlos ou Regiane) ou (14) 340266-00 (Cultura, com Luciana).
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.