Marília

Marília terá “Caminhada Pela Vida” no mês de prevenção ao Câncer de Mama

Edição 2017 da caminhada Outubro Rosa, pelo centro de Marília. (Foto: Arquivo PMM)

Marília terá no dia 27 de outubro (sábado) o ato público “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa”, promovido pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Cultura, com participação de instituições de saúde, ensino, associações, igrejas e comunidade em geral. Para participar, basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 9h30, na praça Saturnino de Brito.

O objetivo é chamar a atenção para hábitos saudáveis de vida e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, o mais frequente e letal entre as mulheres no país. A cidade é referência no atendimento médico e também em mobilizações sobre o tema.

O movimento global repercute em Marília, por meio de ações de inúmeras organizações, como a Associação Amigos do COM (Centro de Oncologia de Marília), instituições de saúde e Poder Público.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, informa que as ações da saúde municipal já começaram com o mutirão de mamografia, que irá zerar a fila pelo exame. Na rede básica de saúde e serviços especializados estão sendo promovidas rodas de conversa, palestras, abordagens coletivas e ações educativas nas comunidades.

“É um mês em que as ações rotineiras são reforçadas. É um convite à reflexão sobre a importância do autoexame, do exame clínico regular, das mamografias conforme a indicação da faixa etária, de tratar o assunto com muita seriedade, sem tabus, tanto na conversa com homens quanto com mulheres. A vida é uma causa de todos e independe de sexo, idade ou outra característica”, disse a secretária.

(Foto: Arquivo PMM)

AMBULATÓRIO

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) de Marília são porta de entrada para o atendimento à mulher, para acesso à rede que oferecer prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Um dos elos dessa corrente é o Ambulatório de Patologias Mamárias, que funciona no bairro Alto Cafezal. O médico responsável pela unidade é o mastologista Carlos Giandon, que também atua no COM (Centro de Oncologia de Marília), na Santa Casa.

Em 2018, de janeiro a junho, foram realizados 359 atendimentos a mulheres que já haviam passado por médicos da rede e receberam indicação para consulta com Giandon.

No período, o ambulatório fez 255 exames de ultrassom, três biópsias, oito exames de PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Entre todos os casos atendidos, um caso foi diagnosticado positivo e encaminhado para tratamento médico-hospitalar.

“No ano passado completamos 10 anos de ambulatório, com a marca de mais de 8 mil atendimentos prestados. É um diferencial de Marília e consideramos mito importante que essa conquista seja preservada e fortalecida, para que a cidade atue de fato de forma preventiva e vidas possam ser salvas”, disse Giandon.

MAIS INFORMAÇÕES

Para participar da “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa” basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 9h30, na praça Saturnino de Brito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500 (Saúde, com Carlos ou Regiane) ou (14) 340266-00 (Cultura, com Luciana).

Amanda Brandão

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

6 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

6 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

6 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

6 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

7 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

7 horas ago

This website uses cookies.