Marília

Marília tem a única fábrica de próteses da Região

O ortesista/protesista Douglas Bastos afirma que o objetivo de seu trabalho é devolver qualidade de vida aos pacientes (Foto: Leonardo Moreno)

A Corretiva, há mais de 30 anos no ramo, é o único polo confeccionador de órteses e próteses de Marília e Região. A empresa trabalha com fabricação de equipamentos para todos os tipos de amputações ou problemas congênitos.

Para contextualizar, foram feitas 759 amputações na cidade desde 2008, quando os dados estão disponíveis no DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde). Em 2017 foram 71 e no ano anterior 78.

Os dados do SUS são sobre amputações de mãos, punhos, pés e membros superiores e inferiores e dizem respeitos a pacientes de dezenas de municípios da Região e mesmo do Estado que passaram pelo procedimento em Marília.

O ortesista/protesista Douglas Bastos, que confecciona os equipamentos na A Corretiva, explica que a empresa faz todo tipo de órteses e próteses, mas a maior demanda é para amputações nos membros inferiores, a transtibial, abaixo do joelho, e a transfemural, acima do joelho.

Ele afirma que o objetivo de seu trabalho é devolver qualidade de vida aos pacientes. É por isso que Bastos está sempre se especializando em busca de novidades para diminuir as limitações de quem procura os serviços da A Corretiva.

Novos materiais resistentes a água

Recentemente o ortesista/protesista concluiu um curso oferecido na Abotec (Associação Brasileira de Ortopedia Técnica) com um acadêmico de El Salvador, que desenvolveu uma técnica em seu mestrado para confecção de órteses e próteses que não precisam ser retiradas no banho ou em momentos de lazer, nas piscinas ou até mesmo no mar.

“Quem enfrenta amputações nos membros inferiores normalmente precisa tomar banho sentado e isso muitas vezes é um incômodo enorme, algo que realmente afeta os pacientes, tem até um impacto psicológico, de aceitação. Com essa novidade estamos trazendo mais acessibilidade, mais conforto, uma vida mais normal”, diz Bastos.

Ao contrário das próteses destinadas ao uso cotidiano, feitas do chamado cartucho de fibra de carbono com módulos de aço e alumínio ou titânio, a prótese para banho é feita de prolipropileno, que não é afetado pela água, além de ter menos de 50% do peso do convencional.

A Corretiva, há mais de 30 anos no ramo, é o único polo confeccionador de órteses e próteses de Marília e Região.

Outros aparelhos

Bastos, além de confeccionar todos os tipos de órteses e próteses sob medida e completamente anatômicos, também trabalha com outros itens ortopédicos, como o colete de Jewett.

“A confecção de todos os produtos envolve a tirada de medida, provas, alinhamentos. O colete de Jewett é utilizado principalmente para fratura na coluna, em acidentes ou quedas do telhado, o que é muito comum, acontece quase toda semana”, comenta o especialista.

Ele também confecciona palmilhas com uma técnica da espanhola Flexor, referência internacional do segmento. Bastos participou de um curso há dois anos ministrado pela empresa.

A palmilha serve para vários fins, como quem possui pé plano, ou muito cavos – muitas vezes, crianças ou o pé diabético que perde os chamados “arcos” e pode até levar a uma amputação.

A Corretiva fica na rua Clemente Ferreira, 81. Telefone (14) 3422 -4827 e Whatsapp (14) 9812-8632.

Além de confeccionar todos os tipos de órteses e próteses sob medida, a empresa também trabalha com outros itens ortopédicos, como o colete de Jewett (Foto: Leonardo Moreno)

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

11 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

11 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

17 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

17 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

17 horas ago

This website uses cookies.