Vacinação é o melhor método de prevenção para a meningite (Foto: Divulgação)
O número de casos de meningite segue crescendo em Marília, e os dados têm aumentado a preocupação das autoridades sanitárias. Só na última semana, foram contabilizados mais dois casos e uma morte em razão da doença. No ano, já são 14 casos e três mortes.
O alta no comparativo com o mesmo período do ano anterior chega a 600%. De janeiro até meados de junho do 2021, haviam sido registrados apenas dois casos de meningite.
A doença se caracteriza pela infecção das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus e até fungos.
As meningites virais ou bacterianas são contagiosas, e podem passar de uma pessoa para a outra por meio do contato com saliva ou secreções respiratórias do contaminado.
A meningite viral também pode ser transmitida por meio do contato com água e alimentos não tratados ou contaminados com as fezes de uma pessoa infectada.
COMO PREVENIR
Há duas vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: a meningocócica C e a ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. A vacinação é a melhor forma de prevenção.
Também é aconselhável higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados e limpos, e evitar aglomerações.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.