Marília reduziu significativamente a infestação do mosquito transmissor da dengue, de 5,3% dos imóveis com larvas em abril – mês com pior resultado de 2019 – para 0,5% em agosto.
É o que mostra o índice predial do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) mais recente.
As informações deste mês acabaram de ser compiladas nesta sexta-feira (30), após visitas realizadas por agentes a 2.813 imóveis nas últimas semanas.
O resultado foi consultado pelo Marília Notícia diretamente no sistema de relatórios da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e confirmado por fontes do poder público.
O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias” e de 1% a 3,9% se considera “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.
Em fevereiro o mesmo índice apontou “situação de alerta” para a presença de larvas nos imóveis verificados, com 2,6% positivos. Em maio o índice estava em 2,8%.
Em agosto a área da cidade com pior quadro para a infestação do Aedes foi a zona Sul, nas proximidades dos bairros Aniz Badra, Cesar Almeida, primeiro de maio, Jânio Quadros, JK. A região registrou índice predial de 0,9%.
Apesar do resultado positivo de agosto, os números do Liraa não podem ser analisados de forma isolada.
Outro fator que deve ser relacionado ao índice é a quantidade de pessoas com dengue na cidade – que em abril foi classificada como epidemia.
Matéria do MN publicada duas semanas atrás mostra que desde o começo do ano até aquele momento já eram 2,7 mil casos confirmados de dengue em Marília.
Desde 1º de janeiro a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde somava 6,8 mil notificações de dengue pelos serviços e clínicas de saúde, mas 2,8 mil suspeitas haviam sido descartadas.
A análise é de que, com a redução na infestação do mosquito, a epidemia tende a perder força.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.