Marília

Marília entra em alerta com 61 casos de dengue e quase 400 suspeitos

Agentes tem visitados as casas, mas dengue está avançando (Foto: Divulgação)

Novo boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou que Marília já conta com 61 casos confirmados de dengue somente este ano. Outras 398 pessoas são suspeitas de terem contraído a doença. O maior índice de casos positivos está no bairro Argollo Ferrão, na zona Oeste da cidade, com 24 confirmações.

No último boletim, divulgado na semana passada, eram 18 casos positivos e 241 suspeitas. O aumento em apenas sete dias impressiona.

Reportagem publicada no Marília Notícia nesta sexta-feira (31) mostrou que o  Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa), realizado em janeiro, encontrou larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em 3,3% dos imóveis vistoriados em diversos pontos da cidade.

O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias” e de 1% a 3,9% é considerada “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.

Este ano a cidade está enfrentando casos da doença do sorotipo ‘dois’, o qual grande parcela da população não está imune.

“Existem quatro sorotipos, sendo que cada pessoa pode adoecer uma única vez com cada um deles. Na grande epidemia de 2015, a circulação foi do sorotipo ‘um’, portanto nossa população está, tecnicamente, desprotegida contra essa variação que está circulando esse ano. Não tem remédio melhor que a prevenção, a redução sistemática dos mosquitos, com a eliminação dos criadouros”, disse a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.

Confira abaixo a relação das unidades de saúde e quantidade de casos confirmados:

Daniela Casale

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

37 minutos ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

37 minutos ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

38 minutos ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

1 hora ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

1 hora ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

1 hora ago

This website uses cookies.