O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta segunda-feira (22) a edição 2021 do Ranking de Competitividade dos Municípios e Marília aparece na 70ª posição, uma a menos que no último estudo, divulgado no ano passado.
O levantamento é composto por três dimensões e diversos subitens. Em relação à sociedade, Marília tem a 36ª posição de todo o Brasil. Quanto à economia, a cidade figura no 107º lugar. A respeito das instituições, o município foi classificado em 152.
Nas subdimensões analisadas, destaque para o quesito acesso à saúde, em que Marília aparece como o 28º município do País, avançando 132 lugares do ranking. A cidade também brilha na qualidade da educação, com a 31ª posição.
A qualidade da saúde local é a 36ª do Brasil e o acesso á educação o 54º. No quesito inserção econômica, a posição no ranking nacional é a 102. Em telecomunicações, Marília ocupa o 108º lugar e, em inovação e dinamismo econômico, o 116º.
Por outro lado, o meio ambiente (313ª posição) ainda é considerado desafiador para Marília , assim como a sustentabilidade fiscal (187ª), o saneamento (147ª), o capital humano (136ª), a segurança (127ª) e o funcionamento da máquina pública (123ª).
A nota geral de Marília foi de 56,38 no Ranking de Competitividade dos Municípios. Apesar da classificação no 70º lugar no levantamento geral, o recorte da região Sudeste coloca a cidade na 48ª posição.
O município mais bem posicionado no levantamento nacional é Barueri, com uma nota 68,26. O segundo lugar do ranking geral ficou com São Caetano do Sul, o terceiro com Florianópolis (SC) e o quarto com São Paulo.
ENTENDA
O Ranking de Competitividade dos Municípios chega à sua segunda edição e visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
São analisados 411 municípios brasileiros (7,38% do total) com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa para o ano de 2020.
Em conjunto, os 411 municípios em análise correspondem a 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes).
A segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.
“Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil”, afirma os responsáveis pelo estudo.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.