Marília

Marília confirma mais dois óbitos e cidade já tem quatro mortes por tuberculose em 2023

A Prefeitura de Marília confirmou mais duas mortes e agora já são quatro óbitos registrados por tuberculose em 2023. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal da Saúde por meio de nota. No total, são 23 casos notificados no ano.

De acordo com o documento, os quatro pacientes morreram em decorrência da doença nos meses de janeiro, março, abril e maio.

A primeira vítima foi um homem de 53 anos. A morte foi registrada no dia 31 de janeiro. Ele já tinha iniciado tratamento, mas teria abandonado e retomado os cuidados em dezembro de 2022.

O segundo óbito foi de um idoso de 70 anos no dia 18 de março. Ele havia começado o tratamento poucos dias antes, em 13 de março, e possuía doença imunossupressora.

O terceiro caso foi de um paciente de 51 anos que estava hospitalizado e tinha diabetes. Ele começou a se tratar no dia 6 de abril e morreu no dia 29 do mesmo mês.

O quarto e último caso foi de um homem de 59 anos, também hospitalizado e com doença imunossupressora. Ele começou o tratamento no dia 6 de abril e foi à óbito no dia 7 de maio.

DOENÇA INFECCIOSA

De acordo com o Ministério da Saúde, tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos e sistemas.

Os principais sintomas são tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, suor noturno e emagrecimento. Caso haja a presença desses sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, o paciente deve iniciar o tratamento o mais rápido possível.

VACINAÇÃO

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea.

A dose está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde da cidade e deve ser ministrada às crianças ao nascer ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Samantha Ciuffa

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

7 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

7 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

7 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

7 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

15 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

24 horas ago

This website uses cookies.