Marília e região

Marília assina convênio de R$ 42 milhões para ampliar drenagem urbana

Recursos do PAC serão aplicados em obra na Rua Assad Haddad e bairros afetados por alagamentos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília assinou nesta quarta-feira (3) convênio com a Caixa Econômica Federal para receber R$ 42.584.825,00 destinados a obras de drenagem urbana. Os recursos, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2025 – Drenagem), serão repassados a fundo perdido, sem exigência de contrapartida municipal. O objetivo é ampliar a capacidade de escoamento de águas pluviais e reduzir riscos de alagamentos em diferentes regiões da cidade.

O prefeito Vinicius Camarinha recebeu representantes da Caixa em seu gabinete, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Johnny Mota, e da diretora de Controle de Convênios, Geórgia Guedes. Segundo o chefe do Executivo, o repasse reflete a retomada da confiança institucional.

“Recuperamos a credibilidade do Município em trazer projetos e recursos estaduais e federais. Temos portas abertas na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, com o Governo do Estado e com os diversos ministérios do Governo Federal. Estamos recuperando a cidade, trazendo investimentos e obras para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Vinicius.

Licitação das obras está prevista para o próximo ano (Foto: Divulgação)

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o investimento será aplicado na construção e adequação do sistema de drenagem na Rua Assad Haddad e no atendimento às áreas do Parque das Indústrias, Parque das Esmeraldas e parte do Jóquei Clube. A via concentra grande volume de água sem canalização adequada, o que provoca alagamentos frequentes em períodos de chuva.

O projeto prevê a implantação de um canal para escoamento de grande vazão em área urbana e a execução de uma travessia sob a SP-294. Após a passagem pela rodovia, o direcionamento da água ocorrerá em área verde por meio de canal a céu aberto com gabiões.

A pasta informou que o bairro Parque das Esmeraldas não possui capacidade para receber o atual volume de águas pluviais, o que agrava os problemas de inundação.

Segundo a administração municipal, o convênio terá continuidade após a conclusão das etapas documentais, e a licitação das obras está prevista para o próximo ano.

Alcyr Netto

Recent Posts

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

14 minutos ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

43 minutos ago

Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Equipamento recuperado e dinheiro apreendido, após PM encontrar suspeito na zona norte (Foto: Divulgação) Um…

50 minutos ago

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

2 horas ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

2 horas ago

Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais

Carnaval 2026 do Yara Clube promete ser um dos mais marcantes de sua história (Foto:…

2 horas ago

This website uses cookies.