Marília

Mais de seis mil não comparecem para a 2ª dose na região

O Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9), composto por 61 municípios e cerca de 1,2 milhão de habitantes, tem 6.324 pessoas que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas contra a Covid-19.

Entre elas, 5.356 tomaram a primeira dose do Butantan e 968 da AstraZeneca. As informações são do Estado de São Paulo, em alerta emitido na segunda-feira (25).

Em todas as regiões paulistas, mais de 336 mil pessoas deixaram de tomar a última etapa, que completa o ciclo vacinal.

O total de faltosos no Estado inclui 47.182 pessoas que tomaram a vacina da Fiocruz (AstraZeneca/Oxford) e outros 289.551 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).

Cerca de metade dos moradores, que se enquadram nestes públicos, reside na Grande São Paulo, que registra 177.456 pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose e não o fizeram.

Com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o Governo de São Paulo define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.

Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município faça a aplicação e conclua a imunização das pessoas, segundo o governo João Doria (PSDB).

As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma do Programa Estadual de Imunização e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz).

Ainda assim, a pasta estadual encaminhou na semana passada 255.815 doses extras da vacina do Butantan para cerca de 400 cidades. Os imunizantes são exclusivos para a aplicação da segunda dose. Este número foi informado ao Estado pelas próprias prefeituras, em consulta realizada com os 645 municípios pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde na última semana.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Polícia pede apreensão de passaporte de adolescente suspeito de matar cão Orelha

Cão Orelha: Polícia Civil quer impedir saída do país de adolescente investigado (Foto: Divulgação) A…

9 horas ago

Netanyahu se reúne com Trump para tratar de negociações nucleares com o Irã

ncontro de Netanyahu e Trump debate limites a acordo dos EUA com o Irã (Foto:…

9 horas ago

Conselho de transição deixa poder no Haiti após pressão dos Estados Unidos

Haiti encerra conselho de transição e transfere poder a primeiro-ministro (Foto: Divulgação) O Conselho Presidencial…

9 horas ago

Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília

Força-tarefa integrada fiscaliza postos revendedores de combustíveis (Foto: Divulgação) As ações de fiscalização da Agência…

9 horas ago

Enfermeira e marido são presos com medicamento proibido em Marília

Foram apreendidos 14 frascos do produto, cujo valor no comércio ilegal é estimado em cerca…

10 horas ago

Muito além do boleto: o impacto do pagamento da conta de água e esgoto no dia a dia da cidade

Poço PG-09 Figueirinha promete garantir regularidade do abastecimento na zona norte (Foto: RIC Ambiental) É…

10 horas ago

This website uses cookies.