Em todo o Brasil, a Justiça do Trabalho tem quase 2 milhões de ações aguardando julgamento. Só em Marília são 4.278 casos pendentes – 2.914 na fase de conhecimento e 1.364 na fase de execução.
Nos últimos quatro anos, a média de ações residuais, que terminaram o ano sem resolução, ficou em pouco mais de 2 mil. Até então, o ano com maior volume de ações pendentes havia sido 2018, com 2.579 casos.
Para reduzir essa grande demanda, o Tribunal Superior do Trabalho promoveu até a última sexta-feira (27) a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022. “Conciliar para Recomeçar” é o slogan da campanha.
Essa é a sexta edição do evento, que começou em 2015 e ficou sem ser realizado em 2020 e 2021 por conta da pandemia, e marca a retomada das audiências em formato presencial.
AÇÕES PODEM SER CONCLUÍDAS EM ATÉ 6 ANOS
De acordo com o advogado trabalhista Amaro Marin Iasco, o recebimento dos direitos deferidos numa decisão da Justiça do Trabalho depende principalmente do número de recursos a que ela é submetida e capacidade financeira do devedor.
“Portanto, para pensar num tempo médio de um processo, considerando que os litigantes estejam aptos para recursos e uma execução célere, posso afirmar que em média um processo tramita por um período de 5/6 anos até que as partes (empregado e empregador) recebam a completa prestação jurisdicional”, explica o advogado.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.