Marília

Justiça manda Prefeitura retirar porcos e galinhas da zona urbana

A Prefeitura de Marília foi condenada a retirar porcos e galinhas existentes em uma propriedade localizada dentro da área urbana do município no prazo de 30 dias. No local já foi encontrado rebanho suíno com 50 cabeças.

O problema não é novo e em 2016 a Divisão de Zoonoses da Prefeitura chegou a aplicar uma multa no proprietário. Vizinhos se queixam há tempos do mau cheiro provocado principalmente pelas fezes dos animais.

No processo consta que o imóvel se chama Estância Villa Bela, e fica localizado na rua Pica Pau, no bairro Júlio Mesquita/Tibiriça.

O Ministério Público Federal também chegou a abrir um inquérito sobre o caso, mas a condenação que acaba de sair foi motivada por denúncia do Ministério Público do Estado. A quantidade de porcos existente no local vem variando, conforme cada vistoria.

Em sentença publicada nesta quinta-feira (6) o juiz da Vara da Fazenda de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, observou o “risco de propagação de doenças graves, somado ao incômodo intolerável à vizinhança”.

A Prefeitura está sujeita a multa de R$ 1 mil por dia caso não cumpra o prazo para levar os animais até a zona rural do município, já que as autuações contra o proprietário não tem colocado fim na irregularidade.

Para a decisão, o juiz levou em conta a opinião de Rafael Colombo Filho, que ocupa o cargo de supervisor de zoonoses e é responsável pelo controle de leishmaniose em Marília.

A retirada dos porcos e galinhas deve “evitar a proliferação de mosquito palha, pois os ovos do inseto são depositados no solo, onde existe matéria orgânica em decomposição (estrume). Os chiqueiros e galinheiros são depositários dos ovos. O estrume das galinhas serve de fonte de alimento para o mosquito palha”, segundo consta no processo.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.