A Justiça mandou afastar cautelarmente, na última sexta-feira (12), um secretário municipal de Planejamento de Bastos do cargo a pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
Segundo divulgado pela promotoria, o secretário é alvo de um procedimento que apura crimes de falsidade ideológica, peculato e fraude em licitações.
De acordo o promotor Lucas Oléa, há indícios de que o agente público estava direcionando, em nome de laranja, a contratação de uma empresa responsável por boa parte das obras públicas em Bastos.
Houve cumprimento de mandado de busca e apreensão dos celulares do secretário e de um empresário. Conforme o MP, as autoridades identificaram mensagens contendo, por exemplo, negociações envolvendo orçamentos, empenhos, notas fiscais e divisão de pagamentos.
Segundo as investigações, há um comprovante de transferência, via Pix, de valores que saíram da conta do empresário para a do secretário.
Na visão do juiz Daniel Thomazelli, que acatou pedido do MP, a permanência do secretário no cargo poderia gerar danos ao erário público por meio de contratações diretas com terceiros, realizadas ao arrepio da legislação, sem procedimento licitatório e proporcionando benefícios pessoais aos envolvidos.
O Marília Notícia tentou contato com a Prefeitura de Bastos sobre a decisão, mas não houve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.