A Justiça Eleitoral de Marília julgou improcedente e extinguiu, sem análise de mérito, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o partido DC e candidatos que participaram da eleição municipal de outubro.
Na sentença, o juiz da 70ª Zona Eleitoral de Marília, José Antonio Bernardo, diz que – após “bem analisar” os documentos de campanha – entendeu não ter havido “demonstração sólida de irregularidade na candidatura das rés.”
No caso, duas candidatas que receberam quatro e 15 votos, cada uma, e haviam sido acusadas de serem “laranjas” no cumprimento da cota feminina. A acusação foi feita pelo concorrente e atual primeiro suplente do Podemos, o ex-vereador José Carlos Albuquerque.
Na prática, o arquivamento preserva o único nome eleito pelo DC, Guilherme Bks Burcão, que foi o segundo mais votado em outubro. Em caso de condenação, a votação de toda chapa seria anulada pela Justiça Eleitoral.
É o que ainda pode acontecer a duas outras legendas, acusadas também por Albuquerque pelo mesmo crime eleitoral. Mobiliza e Republicanos, esse que reelegeu Vania Ramos, ainda aguardam sentença que pode sair a qualquer momento.
Em entrevista ao Marília Notícia, o juiz José Antonio Bernardo afirmou que a palavra final da Justiça quanto a alguma eventual condenação só ocorrerá em 2025 após apresentação de recursos e trânsito em julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Antes do DC, a Justiça Eleitoral já havia arquivado ação semelhante, também movida por Albuquerque, contra o PRD. Diplomados na quarta, os vereadores eleitos e reeleitos serão empossados em seus cargos dia 1º de janeiro de 2025.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…
This website uses cookies.