Marília

Internações por câncer infantojuvenil aumentam em Marília

A quantidade de crianças e adolescentes internados para tratamento de câncer em Marília aumentou novamente em 2020, de acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).

O levantamento foi feito pelo Marília Notícia em decorrência do Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, celebrado nesta segunda-feira (15).

Entre janeiro e dezembro de 2020 os hospitais de Marília registraram 182 internações de pacientes oncológicos com até 19 anos. A maioria aconteceu no Hospital das Clínicas de Marília.

Trata-se de um aumento de 27,2% em relação às 143 internações desse tipo e faixa etária registradas em 2019. Em 2018 foram menos casos ainda, 119.

Entre todas as internações do ano passado, a faixa etária infantojuvenil com mais pacientes é entre um e quatro anos (51 casos), seguida pelos pacientes entre 10 e 14 anos (50 casos).

O tipo de câncer mais frequente entre as internações infantojuvenis no ano passado é a leucemia, com 55 ocorrências. Em seguida aparecem os casos de neoplasia no encéfalo (24 casos), olhos (21), ossos (21) e linfoma não-Hodgkin (15).

Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a principal causa de morte de pessoas entre zero e 19 anos é o câncer.

De acordo com a entidade de ensino, o Dia Internacional do Câncer Infantil foi instituído pela Childhood Cancer International (CCI) em 2001, “como objetivo educar o público em geral e profissionais de saúde sobre o câncer infantojuvenil, favorecendo o acesso desta população aos melhores tratamentos e medicamentos, em qualquer lugar do mundo, além de expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias”.

Projeto para crianças com câncer

Visando o tema, projeto do deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB), aprovado na última semana, garante prioridade absoluta no tratamento e atendimento dos casos de oncologia infantil com apoio ao diagnóstico, tratamento e pesquisa em todo o Estado São Paulo. O projeto segue agora para sanção do governador João Doria (PSDB).

A iniciativa cria o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas (Pró-Oncologia Infantil), para prevenir e combater o câncer em crianças a partir de pesquisas, diagnósticos, tratamentos e reabilitação.

“Objetivo é ter obrigatoriamente em cada Diretoria Regional de Saúde do Estado de São Paulo um atendimento exclusivo de oncologia infantil”, afirmou o parlamentar, ao destacar ainda que o projeto aprovado garante agilidade no atendimento desses pacientes, estabelecendo prazo máximo de cinco dias, contados do pedido médico, para a realização dos exames e cirurgias.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos.

Nas últimas quatro décadas o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo.

Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

4 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

8 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

11 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

11 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

11 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

12 horas ago

This website uses cookies.