O cientista da computação russo Valery Spiridonov se candidatou a fazer o primeiro transplante de cabeça da história. A duvidosa cirurgia está prevista para acontecer em 2017, na China.
Sergio Canavero, um neurocirurgião italiano é quem fará a cirurgia. Ele propõe que a cabeça seja resfriada a 12ºC, para que as células possam viver mais tempo. A cirurgia deve durar cerca de 36 horas e deve exigir a presença de mais de uma centena de médicos. Ainda apenas testada em animais, a cirurgia gera desconfiança na comunidade médica.
Canavero explica que o procedimento de transplante de cabeça envolve colocar a cabeça de uma pessoa em outra que teve morte cerebral. Para isso, será necessário cortar os tecidos do pescoço, conectar as artérias e veias de maior calibre a pequenos tubos e cortar os nervos da espinha. Depois disso, é preciso ligar a cabeça ao novo corpo, parte mais delicada do processo.
Conectar todos os nervos da espinha aos nervos da cabeça pode dar errado, mas é o que garante as conexões nervosas, que responderão aos estímulos cerebrais. Essa região do corpo, no entanto, abriga centenas de nervos, o que torna a operação ainda mais delicada.
Canavero diz que há uma técnica para isso – jamais testada em humanos – que será a aplicação de uma substância chamada polietileno, que estimularia essas novas conexões. Depois da cirurgia, o transplantado deverá permanecer em coma induzido por algumas semanas.
Spiridonov sofre da síndrome de Werdnig-Hoffmanne, uma doença degenerativa genética que o impede de mover o corpo. Ele, então, pretende que sua cabeça seja transplantada para um corpo que possa obedecer aos comandos de seu cérebro.
Fonte: iG
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.