Marília e região

Pompeia fica sem ônibus após empresa negar aditivo contratual

Pompeia amanheceu nesta sexta-feira (1º) sem transporte público municipal. A interrupção ocorre em meio a um impasse judicial entre a Prefeitura e duas empresas: a atual operadora e a contratada para assumir o serviço.

A descontinuidade do transporte coletivo foi anunciada na noite desta quinta-feira (31) pelo prefeito Diogo Ceschim (Podemos), por meio de suas redes sociais. Segundo o chefe do Poder Executivo, a empresa Circular de Pompeia, atual responsável pelo serviço, recusou-se a assinar um aditivo contratual proposto pela administração para garantir a continuidade das operações.

De acordo com Ceschim, a proposta da Prefeitura atendia a uma liminar da Justiça de Pompeia que suspendeu a contratação emergencial de uma nova empresa para o transporte urbano.

“Infelizmente, no dia de amanhã (hoje), não teremos o serviço de transporte público”, declarou o prefeito. Ele afirmou ainda que a frota própria do município está destinada exclusivamente ao transporte escolar, devido ao retorno das aulas.

O contrato emergencial previa que a empresa Grande Marília iniciasse as operações nesta sexta-feira (1º), com ônibus novos equipados com ar-condicionado, tomadas USB, internet wi-fi gratuita, sistema de videomonitoramento e GPS.

A suspensão deste novo contrato foi determinada pela Justiça após pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que questionou a legalidade da dispensa de licitação, apontando a ausência de justificativa legal, como a decretação de calamidade pública.

Na decisão, o juiz responsável determinou não apenas a suspensão do contrato com a nova empresa, mas também que a Prefeitura garantisse a manutenção do serviço pela operadora atual. A administração afirma ter cumprido a ordem judicial ao propor a prorrogação contratual, o que, segundo o prefeito, foi recusado pela Circular.

A Prefeitura informou que sua equipe jurídica trabalha para regularizar a situação e retomar o atendimento à população o mais rapidamente possível.

Em nota enviada ao Marília Notícia, a Empresa Circular de Pompeia Ltda. informou que, ao tomar conhecimento de possíveis irregularidades na dispensa de licitação do novo contrato, solicitou em 3 de julho cópia do processo administrativo à Prefeitura, mas não obteve resposta. Em razão disso, representou o caso ao MP-SP em 21 de julho, o que resultou na ação civil pública que levou à suspensão do contrato emergencial.

A Circular afirma que passou a ser alvo de ataques nas redes sociais, inclusive pelo prefeito, com alegações sobre supostas falhas na prestação do serviço. A empresa também contesta afirmações feitas pela administração municipal à Justiça, como a alegada existência de processo licitatório iniciado em 13 de maio. Segundo a Circular, esse processo não consta no site da Prefeitura, e o próprio prefeito declarou, em entrevista de 29 de julho, que o certame “ainda será iniciado”.

Sobre a proposta de aditamento contratual feita no dia 31, a Circular de Pompeia afirma que recusou a assinatura diante das declarações públicas anteriores do próprio município sobre a suposta ilegalidade da prorrogação e riscos à segurança dos usuários. A empresa ressalta que, ao longo de todo o contrato, não recebeu nenhuma notificação formal sobre falhas ou irregularidades e reitera seu compromisso com a qualidade e segurança do serviço prestado.

“Não podemos compactuar com a prática de ato possivelmente ilegal e que ofereça risco à população, como foi afirmado pelo próprio Município”, conclui a nota assinada pela empresa.

Marília Notícia

Recent Posts

Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes

DRS de Marília reúne 3.766 médicos para atender uma população estimada em 1,1 milhão (Foto:…

2 horas ago

Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025

O Estado de São Paulo registrou o segundo caso de sarampo este ano. Segundo a Secretaria…

2 horas ago

Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades

Tradicional programa Super Férias do Sesi Marília está de volta (Foto: Divulgação) O tradicional programa…

2 horas ago

Baixa pontuação faz Marília perder certificação ambiental estadual

Marília ficou mal posicionada em ranking ambiental paulista (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O resultado do Ranking…

3 horas ago

Danilo da Saúde pede que USF Aeroporto seja incluída no programa de reformas

Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, protocolou e teve aprovado por unanimidade o…

3 horas ago

Vinicius sanciona lei para pagar adicional a agentes de saúde e endemias

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou a lei que autoriza o pagamento de…

3 horas ago

This website uses cookies.