Um homem de 51 anos tirou a própria vida no último sábado (4), no Jardim Esplanada, zona Sul de Marília.
A Polícia Militar foi acionada às 16h. No local, a esposa da vítima contou que chegou em casa e encontrou o marido sem vida. Vizinhos ainda tentaram ajudá-la a socorrer o homem, o Samu foi acionado, mas o óbito foi constatado no local.
SETEMBRO AMARELO
Na certeza de que é preciso falar do assunto, sem tabus e preconceitos, o Setembro Amarelo traz à tona um problema presente o ano todo. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Em Marília, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, foram registradas 16 mortes por autolesão em 2021 até agora. No ano passado, foram 20 de janeiro a dezembro. Os números de tentativas de dar fim à própria vida, em geral, são subnotificados.
Neste mês, instituições de saúde, escolas públicas e privadas, além de outros órgãos governamentais promovem ações para prevenção.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), presente em Marília por meio do Núcleo de Valorização da Vida (Navimar), também está agendando ações. Para acompanhar, basta acessar a página oficial dos voluntários no Facebook.
O Movimento Setembro Amarelo envolve toda a comunidade. Para participar, interessado pode clicar em www.setembroamarelo.org.br e fazer o download de materiais para uso nas redes, empresas, instituições, entre outras.
DADOS HISTÓRICOS
Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), de 1996 a 2019, foram registrados 325 casos de suicídio em Marília.
O ano com mais ocorrências foi 2013, quando 27 pessoas tiraram a própria vida. De 2013 para 2016, os números caíram significativamente. Foram 14 em 2014, 13 em 2015 e nove em 2016.
Entretanto, os casos voltaram a subir a partir de 2017, quando 17 suicídios foram registrados. Em 2018, foram 18 casos e 2019 terminou com nova alta, 23 ocorrências.
O DataSus ainda não disponibilizou os dados de 2020. Os registros obtidos pelo Marília Notícia foram fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde.
VALORIZAÇÃO DA VIDA
O Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com voluntários 24 horas por dia, para ouvir pessoas que tem a necessidade de serem ouvidas, com respeito e sem julgamentos.
O contato pode ser feito pelo telefone 188 ou pelos outros canais disponíveis no site, que pode ser acessado [aqui].
SERVIÇOS PÚBLICOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA VIDA
Caps Com-Viver – (14) 3451-4028
Caps-i (Infantil) Catavento – (14) 3451-1660
Caps AD (Álcool e outras drogas) – (14) 3433-8606
Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família e UBSs)
Emergência: SAMU 192, UPA Norte, PA Sul, Pronto Socorro e Hospitais
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (12) para…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (12), um alerta vermelho de tempestade…
A ex-assessora do deputado Arthur Lira (PP-AL) Mariângela Fialek foi o alvo do cumprimento de mandados de busca e…
Marília deve voltar a registrar chuva intensa neste fim de semana, com possibilidade de novos…
O desabamento parcial do muro de um condomínio na rua das Roseiras, no bairro Fragata,…
Ipremm tem pendência milionária para receber da Prefeitura de Marília (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O prefeito…
This website uses cookies.