Marília e região

HBU realiza cirurgia inédita em Marília para tratamento da próstata

Procedimento em sala cirúrgica do HBU reuniu profissionais de referência (Foto: Divulgação)

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) realizou, de forma inédita, a cirurgia de Ablação Transperineal da Próstata com EchoLaser TPLA, um procedimento minimamente invasivo que utiliza tecnologia de ponta para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).

A cirurgia foi conduzida pelo urologista e docente da Universidade de Marília (Unimar), Mateus Maziero de Carvalho, com a participação do urologista e instrutor da Allent, Oliver Rojas. O procedimento reuniu profissionais de referência, que acompanharam a técnica como parte de um processo de atualização e aprimoramento profissional.

Segundo o coordenador do curso, o médico urologista Mateus Maziero de Carvalho, a realização do procedimento no HBU reforça o papel do hospital como espaço de inovação e ensino. “Hoje, ao realizarmos aqui no Hospital da Unimar essa cirurgia de ablação transperineal da próstata com EchoLaser, que é uma tecnologia nova e que vem para somar ao arsenal terapêutico da urologia, um procedimento minimamente invasivo, de baixa complexidade, estamos contribuindo com a qualidade de vida da nossa comunidade. Esse procedimento é realizado em regime ambulatorial, no qual o paciente recebe alta no mesmo dia”, conta.

O procedimento representa um avanço significativo na urologia por utilizar uma tecnologia a laser de última geração, recentemente introduzida no Brasil, que permite o tratamento da próstata por via transperineal, sem a manipulação da uretra. O equipamento utilizado foi fornecido pela empresa Allent Medical Supplies, e o procedimento foi conduzido pelos urologistas Mateus Maziero de Carvalho e Oliver Rojas.

Procedimento foi conduzido pelos urologistas Mateus Maziero de Carvalho e Oliver Rojas (Foto: Divulgação)

“A técnica utiliza uma fibra de laser extremamente fina, inserida pela pele do períneo, que aquece de forma controlada o tecido prostático, promovendo sua redução progressiva. O procedimento dura cerca de 30 minutos e apresenta taxas significativamente menores de complicações quando comparado às cirurgias tradicionais, assim, reduzindo riscos, minimizando efeitos colaterais e possibilitando alta hospitalar no mesmo dia”, explica Mateus.

O curso de apresentação do EchoLaser reuniu médicos de diferentes cidades e de hospitais bastante reconhecidos, criando um ambiente rico de troca de experiências e aprendizado. Profissionais ligados a instituições como a Fundação Amaral Carvalho da cidade de Jaú, o Hospital Unimed Bauru e a Santa Casa de Jaú acompanharam de perto a demonstração da tecnologia e a aplicação da técnica.

O instrutor do curso e coordenador do procedimento, o médico urologista Oliver Rojas, explica que o método traz benefícios expressivos à qualidade de vida dos pacientes. “Estamos realizando os primeiros procedimentos de ablação transperineal a laser com EchoLaser em Marília. É um tratamento pouco agressivo para uma das doenças mais frequentes do homem, a hiperplasia prostática benigna. O grande diferencial é a ausência de manipulação da uretra, o que reduz sangramentos e preserva funções importantes, como a continência urinária, a ejaculação e a função erétil”, afirma.

De acordo com o especialista, em cerca de 90% dos casos, o procedimento não provoca efeitos colaterais comuns às técnicas convencionais. “Essa tecnologia chegou ao Brasil recentemente e permite que o urologista atue de forma extremamente precisa. É um exemplo claro de como a inovação está a favor da medicina e do bem-estar do paciente”, completa.

Além do impacto direto na assistência à saúde, a realização do procedimento no HBU também teve caráter educacional. Médicos que atuam em grandes hospitais da cidade puderam acompanhar a técnica, trocar experiências e aprofundar conhecimentos sobre a nova tecnologia, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e prática clínica.

“Agradeço ao HBU por disponibilizar sua estrutura, à equipe envolvida e aos parceiros que tornaram possível a realização desse avanço em Marília”, destaca o docente da Unimar. A Superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que o procedimento simboliza o compromisso institucional com a inovação e a excelência assistencial.

“A realização de um procedimento inédito como este reafirma o papel do HBU como hospital universitário comprometido com a incorporação de tecnologias avançadas, com a qualificação contínua dos profissionais e, sobretudo, com a segurança e a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes. É uma conquista que beneficia a comunidade e fortalece nosso ecossistema de ensino e saúde”, finaliza.

Marília Notícia

Recent Posts

Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

25 minutos ago

Prefeitura e Sebrae oferecem 15 vagas gratuitas do Empretec a empreendedores

A Prefeitura de Marília vai subsidiar 15 vagas gratuitas para empreendedores do município participarem do…

25 minutos ago

Prefeitura e Paróquia ajustam organização da Paixão de Cristo no Parque do Povo

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília A Prefeitura de Marília e…

25 minutos ago

Justiça condena dupla por tentativa de assalto em empresa de Garça; crime teve tiro e imagens

Pistola Glock 9mm teve projétil disparado para o teto dentro da empresa (Foto: Divulgação/PMSP) A…

25 minutos ago

Acusado de tentativa de homicídio em adega vai a júri popular, decide juiz

A Justiça de Marília decidiu levar a júri popular um homem acusado de tentar matar…

25 minutos ago

Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidade; veja a programação

Tupã se prepara para quatro dias do maior Carnaval do interior (Foto: Divulgação) Tupã já…

25 minutos ago

This website uses cookies.